Roupas de couro, como cuidar, dicas

O couro é matéria orgânica de origem animal que recebe tratamento especial para impedir que estrague. Ele é usado na fabricação de peças de…

Por Editorial MDT em 03/09/2012

O couro é matéria orgânica de origem animal que recebe tratamento especial para impedir que estrague. Ele é usado na fabricação de peças de roupas e muitos outros artigos de moda. As roupas de couro exigem alguns cuidados para manter uma boa conservação. Confira dicas de como cuidar das roupas de couro.

As roupas de couro estão sempre na moda (Foto: divulgação).

Roupas de couro

O couro é um material de origem animal muito utilizado na fabricação de roupas e outros acessórios da moda. Durante a fabricação das peças ele passa por um tratamento especial para que não estrague e se mantenha em perfeitas condições. Porém, para que a qualidade e beleza das roupas de couro sejam mantidas é necessário cuidar bem delas para que não estraguem.

As calças, jaquetas, saias, blusas e outras roupas de couro estão sempre em alta, principalmente no inverno. Para mantê-las conservadas, é necessário ter alguns cuidados para evitar manchas, mofos e estragos irreversíveis.

Ler as instruções das etiquetas são cuidados indispensáveis para as roupas de couro (Foto: divulgação).

Veja também onde comprar roupas femininas de couro 

Dicas de como cuidar das roupas de couro

1. Ler as instruções da etiqueta: o couro é um material muito sensível e como existem vários tipos, cada um necessita de um cuidado especial específico. Portanto, é indispensável ler as instruções contidas na etiqueta quanto ao manuseio, a lavagem e a conservação da peça.

2. As peças devem ser penduradas: as roupas de couro não devem ser dobradas. O ideal é que sejam colocadas em cabides de madeira ou plástico para que não marque ou deforme o couro.

3. Evite a exposição a luz: quando muito exposto à luz, o couro começa a desbotar. O ideal é guarda-lo no armário coberto com capas de TNT, pois são leves e evitam o surgimento de mofo, pois permitem a entrada de ar.

4. As roupas de couro devem respirar: essas peças não devem ficar guardadas por muito tempo. Recomenda-se que a cada seis meses sejam retiradas do armário para arejar em local ventilado e à sombra.

5. Na hora de lavar: o ideal é que a lavagem seja feita por profissionais especializados, pois se realizada de forma incorreta, pode causar danos irreversíveis. Segundo especialistas, a lavagem com água age de forma contrária ao curtume, pois umedece o couro e ativa o processo de deterioração por fungos e bactérias.

6. Secagem a sombra: caso a roupa de couro molhe ou fique úmida, o ideal é coloca-la para secar na sombra, em local ventilado. Assim que estiver seca, é importante encaminha-la para um profissional especializado para cuidar dessa peça e evitar estragos.

Leia também jaquetas femininas de couro inverno 2012-2013 

As roupas de couro são peças muito versáteis que estão sempre na moda e são usadas principalmente durante o inverno. Essas peças são muito sofisticadas, porém exigem alguns cuidados no manuseio, na lavagem e na conservação para que mantenham a qualidade do couro e não estraguem. Não se esqueça de ler as instruções contidas nas etiquetas e evitar a lavagem em casa, procure um especialista no assunto.

Top