Crossfit: o que é

Crossfit: o que é

Pode-se dizer que o Crossfit ainda é uma novidade, no Brasil. Em outros países, principalmente nos Estados Unidos, nem tanto. E a nova forma…

Por Editorial MDT em 01/10/2013

Pode-se dizer que o Crossfit ainda é uma novidade, no Brasil. Em outros países, principalmente nos Estados Unidos, nem tanto. E a nova forma de treinamento tem conquistado adeptos, a cada dia. Por meio dela, todas as capacidades físicas são trabalhadas, diferentemente dos treinos comuns. Saiba o que é Crossfit.

Levantamento de peso faz parte do treino de Crossfit (Foto: Divulgação)

O que é Crossfit

Você já viu treinos de academias de polícia e afins, em que os participantes fazem inúmeros tipos de exercícios, num circuito, como forma de trabalhar força e condicionamento, da maneira mais variada possível? Pois a prática de Crossfit se assemelha muito a tais treinos.

O treino de Crossfit visa preparar o corpo dos praticantes para qualquer situação. Força e condicionamento físico são trabalhados de forma intensa, otimizando a resistência muscular e cardiorrespiratória, flexibilidade, potência, agilidade, coordenação, equilíbrio e precisão.

Em geral, as academias de Crossfit são feitas especialmente para este tipo de treino. São espaçosas e, em sua maioria, possuem áreas especiais para a prática de atividades externas.

Série pode ser realizada em ambientes internos e externos (Foto: Divulgação)

Como é feito o treino de Crossfit

As aulas de Crossfit duram entre 50 e 60 minutos e são realizadas em grupo. Tudo é feito de forma cronometrada e cada participante tenta terminar a série pré-definida de forma mais rápida possível. Dentro do tempo estipulado, quem conseguir realizar os exercícios também pode recomeçar a série. Tudo isso torna a aula bastante divertida, já que acaba despertando o sentimento de competição entre os praticantes.

Corda, levantamento de peso, exercícios de agachamento, bicicleta, corrida, flexões de braço, saltos, remo, barra, entre outros exercícios do Crossfit tornam a prática muito proveitosa, já que o corpo todo é trabalhado. O resultado são emagrecimento, músculos definidos e força.

Crossfit também desperta o espírito competitivo, de forma divertida (Foto: Divulgação)

O Crossfit também é democrático. Os treinos não se destinam apenas a jovens magros e fortes. Crossfit pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Quando se entra num grupo que pratica Crossfit, a capacidade física e as habilidades de cada pessoa são trabalhadas, de forma gradativa.

O treino de Crossfit já existe em muitas academias do Brasil, mas a novidade ainda está ganhando terreno, no país. Trata-se de uma ótima alternativa para quem anda preocupado com a saúde e a estética, busca melhorar o fôlego e a resistência, mas deseja frequentar ambientes diferenciados das academias comuns.

Top