Roupas com tecidos inteligentes

A indústria de vestuário tem apostado em novas tecnologias para confeccionar roupas. As marcas não levam em conta apenas as tendências da moda, mas…

A indústria de vestuário tem apostado em novas tecnologias para confeccionar roupas. As marcas não levam em conta apenas as tendências da moda, mas também se preocupam com a funcionalidade e conforto das peças.

As roupas de tecidos inteligentes são confeccionadas com tecnologias avançadas. (Foto:Divulgação)

Veja também: Roupa com proteção solar: saiba mais

O que é tecido inteligente?

O tecido inteligente é dotado de uma tecnologia diferenciada e superior ao material convencional. Ele assume diversas funções, de acordo com a sua composição.

Até pouco tempo atrás, os tecidos inteligentes eram usados apenas no ambiente de trabalho, como é o caso do colete a prova de balas que protege os policiais e do avental com barreira antimicrobiana, responsável por diminuir os riscos de infecções hospitalares.

Com o tempo e os avanços tecnológicos, a matéria-prima das roupas passou a não se preocupar apenas com a saúde e a segurança das pessoas, mas também com o bem-estar e a estética.

As novas tecnologias dos tecidos

Roupa que hidrata a pele. (Foto:Divulgação)

Roupa que hidrata a pele
A marca alemã Innovation and Clothing Factory desenvolveu uma coleção de roupas que promete hidratar a pele. A malha usada para confeccionar as peças possuem propriedades nutritivas, derivadas do leite e das algas marinhas. De acordo com o fabricante, é como se cada roupa tivesse uma camada permanente de hidratante.

Roupa com proteção solar
O tecido com proteção solar tem feito sucesso no verão, pois diminui o risco de manchas e câncer de pele. A matéria-prima é capaz de bloquear os raios UVA e UVB graças à ação do dióxido de titânio, um produto químico que atua como uma camada protetora.

Roupas perfumadas
O tratamento químico das fibras do tecido também é capaz de inserir um perfume permanente na roupa. As fragrâncias são adicionadas através de microcápsulas que liberam substâncias aromáticas gradualmente.

Leia Também:  Alisamento de cabelo com guanidina: benefícios, dicas

Roupas resistentes ao suor
Os esportistas podem contar com as roupas resistentes ao suor, que foram desenvolvidas sob medida para impedir que a transpiração prejudique a aparência ou o bem-estar. As fibras deste tecido inteligente recebem microcápsulas que favorecem a absorção do suor e depois a evaporação. Também existe outra forma de tratamento da fibra que evita a proliferação de bactérias e, consequentemente, o mau cheiro.

Bermuda que age contra a celulite. (Foto:Divulgação)

Roupa contra celulite
Várias marcas já estão apostando nas roupas anticelulites, que prometem acabar com a flacidez da pele através do uso continuo. As bermudas e leggings normalmente são confeccionadas com fios com cristais bioativos, que absorvem o calor do corpo e devolvem em forma de raios infravermelhos longos. Assim, a circulação é estimulada e a roupa favorece uma espécie de drenagem linfática.

Leia mais: Bermuda Anti-Celulite de Bioceramica Invel

Top