A reposição hormonal masculina ainda é um assunto cercado de tabus e gera muitas dúvidas e inseguranças. A deficiência androgênica é um problema que pode ser encontrado em quase 15% dos homens entre 50 e 60 ano, chegando a afetar até 50% dos homens com 80 anos. Entretanto, nem todos os casos a reposição hormonal está recomendada. Saiba mais sobre o assunto e entenda como saber quando é preciso tomar hormônio.
Quando é preciso tomar hormônio
Durante o envelhecimento acontece uma diminuição progressiva, lenta e completamente normal, dos níveis de testosterona masculina. Com isso, alguns homens podem começar a apresentar alguns sintomas, que indicam a necessidade de iniciar a terapia de reposição hormonal, como:
- Diminuição significativa do interesse sexual;
- Alterações que dificultam a ereção;
- Falta de concentração e diminuição da capacidade intelectual;
- Perda dos pelos corporais;
- Ganho de peso em decorrência do aumento da gordura corporal;
- Diminuição da massa muscular e da força;
- Irritabilidade constante e insônia.
É muito importante ressaltar que nem todos os sintomas são associados apenas à redução dos níveis hormonais, e podem ser comuns a diversos outros problemas de saúde e até mesmo distúrbios psiquiátricos, como depressão e psíquicos, como baixa autoestima e traumas emocionais.
Diminuição da libido e dificuldade de ereção podem ser indicações de terapia de reposição hormonal. (Foto: divulgação)
O hormônio e a fertilidade masculina
Diferente do que ocorre com as mulheres na menopausa, a diminuição dos níveis de hormônios masculinos não é capaz de determinar o fim da fertilidade do homem, mas pode influenciá-la direta e indiretamente. Homens com problema de fertilidade nem sempre necessitam de reposição hormonal, a não ser que apresente outros sintomas associados. A solução é procurar auxílio médico, para que seja feita investigação minuciosa e avaliação de cada caso.
Como é feita a reposição hormonal
A reposição hormonal é bastante segura e pode ser realizada de várias maneiras, como através da aplicação de gel, adesivos cutâneos ou injeções. Antes de se submeter a qualquer tipo de tratamento, é essencial que o indivíduo comprove a diminuição dos níveis hormonais através de exames laboratoriais e acompanhamento médico.
Para realizar a terapia de reposição hormonal é indispensável passar por uma avaliação médica. (Foto: divulgação)
A diminuição dos níveis de testosterona pode ser um problema para alguns homens. Felizmente esse evento pode ser retardado com algumas medidas como a adoção de um estilo de vida saudável, dieta equilibrada, prática de exercícios físicos regularmente, sono de boa qualidade e abstinência do cigarro e álcool. A reposição hormonal está indicada para situações especiais, devendo ser supervisionada por um médico.