Roupa apertada: perigos, problemas para a saúde

Muitas pessoas não dispensam uma roupa bem justa, que se encaixa ao corpo como se tivesse sido costurada nele. Decote bem marcado, pernas desenhadas…

Confira alguns problemas de saúde que podem ser causados por roupas apertadas.

Muitas pessoas não dispensam uma roupa bem justa, que se encaixa ao corpo como se tivesse sido costurada nele. Decote bem marcado, pernas desenhadas e um quadril esculpido dentro da calça formam um look prático e bonito. O problema é que a vaidade pode acabar trazendo alguns prejuízos, pois o uso constante de peças de roupa apertada pode trazer diversos problemas para a saúde.

Confira os perigos mais comuns de se usar roupas apertadas com frequência.

Problemas de circulação

Pelo fato das roupas justas, especialmente as calças, apertarem a região das pernas como se fosse um garrote, o retorno venoso é afetado e o sangue bombeado para os tecidos tem mais dificuldade em voltar para o coração. Os sintomas mais comuns são inchaço nos pés e formigamento.

Respiração

Cintos muito justos ou roupas muito apertadas na região do tórax e abdome prejudicam a contração e relaxamento do diafragma, o principal músculo respiratório, bem como dificultam a expansão do tórax e consequentemente a dos pulmões. O resultado é uma inspiração curta, ou seja, o ar só chega até a porção superior do tórax, prejudicando as trocas gasosas e resultando num acúmulo de gás carbônico no organismo, que é tóxico para as células.

Dores na coluna

As peças muito justas podem restringir os movimentos corporais, resultando num esforço extra dos músculos e vértebras que, em situações normais, não seria necessário. As regiões mais afetadas são o quadril e os ombros, que podem chegar ao final do dia com uma sensação de peso e até ardência.

A dificuldade de movimentação pode resultar em dor nas costas, ombros e quadril.

Varizes

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que até 17% da população sofre com problemas de vascularização, e as varizes são frequentes, especialmente entre as mulheres, que podem ser prejudicadas pela progesterona, um hormônio feminino que também atua sobre os vasos sanguíneos, promovendo uma dilatação maior do que o normal.

Leia Também:  Conheça as massagens que combatem celulite

Celulite

As roupas justas não provocam celulite, mas pelo fato de prejudicarem a circulação, que é fundamental na prevenção do aparecimento dos furinhos na pele, as roupas apertadas podem favorecer seu surgimento ou agravar o quadro clínico.

Digestão

O grande problema, nesse caso, são as peças que apertam a região acima do umbigo, próximo de onde está localizado o estômago, que após as refeições costuma se dilatar para que ocorra a digestão de forma eficiente. Quando comprimido, os ácidos estomacais não conseguem seguir seu caminho, resultando em azia e refluxo.

A celulite pode ser agravada pelo uso de roupas muito justas.

A dica pra quem não quer abrir mão de um look mais sensual, usando roupa justa, é optar por usar essas peças em ocasiões especiais, e não no dia-a-dia.

Top