sábado, 1 de outubro de 2022 - 01/10/2022 05:39:55
MundodasTribos

O Instituto Nacional do Seguro Social, é o órgão público responsável que efetua os pagamentos como, aposentadoria, licença maternidade, auxilio-doença, entre outros benefícios públicos.

O INSS, fornece benefícios aos cidadãos que possuem carteira assinada e para os autônomos que possuem inscrição na Previdência social. Porém, para adquiri-los, é necessário a efetuação de um pagamento mensal.

Sendo assim, o trabalhador que deixar de contribuir para este órgão, automaticamente perderá essas vantagens e a carência, que serve de ingresso para alguns direitos da Previdência Social. Esta carência consiste na quantidade de tempo e valor que o empregado contribuiu, para que então possa haver a solicitação do direito.

O que acontece quando você deixa de contribuir para o INSS

Fonte/Reprodução: Original

Entretanto, cada benéfico contém um prazo específico, são estes:

  • Aposentadoria por idade: Tempo mínimo de 180 meses;
  • Aposentadoria por invalidez: Tempo mínimo de 10 meses
  • Auxílio-doença: Tempo mínimo de 12 meses;
  • Auxílio-maternidade: Tempo mínimo de 12 meses;
  • Auxílio-reclusão: Tempo mínimo de 24 meses.

Caso haja a perda dessas vantagens, o trabalhador deverá contribuir com pelo menos metade do tempo que a carência exige para que se tenha a qualidade de segurado.

O que este artigo aborda:

Período de Graça da contribuição do INSS

Sua função, consiste na continuidade dos benefícios mesmo sem haver uma contribuição para o órgão ou desempenho em alguma atividade ligada a Previdência Social. Algo que está colaborando muito durante este atual cenário pandêmico, visto que, muitas pessoas fiaram desempregadas e sem condições financeiras. 

Todavia, esse período dependerá do Segurado e o quantitativo contribuinte. Para aqueles que forneceram um total de até 120 contribuições, receberá 12 meses do Período de graça. E os que supriram mais de 120, terão um período maior, podendo chegar a 24 meses.

Para quem foi demitido, este prazo se prolonga por mais 12 meses, e estes que provarem que estão em desemprego voluntário, receberão um total de um ano a mais. Os que fizeram a contribuição na modalidade facultativa, receberá 6 meses, e serão dados 3 meses aos que servirem ao exército de forma obrigatória.

O conteúdo "O que acontece quando você deixa de contribuir para o INSS?" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Fim da banda Calypso: saiba mais

Fim da banda Calypso: saiba mais

Curso Segurança Vigilante Patrimonial

Curso Segurança Vigilante Patrimonial

Como Sair da Rotina Num Relacionamento

Como Sair da Rotina Num Relacionamento

Vagas de Emprego Área de TI RJ e SP 2011

Vagas de Emprego Área de TI RJ e SP 2011

Moodle Unicamp – Cursos, Como acessar

Moodle Unicamp – Cursos, Como acessar

Tiguan HyMotion – Carro movido a Hidrogênio

Tiguan HyMotion – Carro movido a Hidrogênio