Roteiro de Viagem para Blumenau – OktoberFest

Para quem quer fazer um passeio inesquecível e conhecer uma cidade histórica deve viajar para Blumenau, uma cidade localizada no Estado de […]

Para quem quer fazer um passeio inesquecível e conhecer uma cidade histórica deve viajar para Blumenau, uma cidade localizada no Estado de Santa Catarina. Uma cidade com a colonização alemã e a sua cultura europeia, o que faz a Oktoberfest ser a sua maior atração. É a segunda maior festa da cerveja que acontece no mundo e tem a duração de dezoito dias acontecendo no mês de outubro.

Boa parte das construções históricas da cidade esta na rua XV de Novembro, o prédio da Prefeitura Municipal e o do Castelinho do Turismo merecem destaque, pois são feitos em arquitetura enxaimel. Para quem gosta de caminhar e apreciar a beleza dos lugares, é um belo convite para poder apreciar as belas obras, que entre elas ainda esta o Teatro Carlos Gomes e a Catedral.

No mês de outubro a rua XV de Novembro se transforma e vira o palco de desfiles para a tradicional e famosa festa da cerveja a Oktoberfest. Sendo que durante a festa passam pela cidade aproximadamente seiscentas mil pessoas. Para quem visita Blumenau em qualquer época do ano tem o dever de degustar as delicias da gastronomia alemã, assim como o chope.

Outra opção de passeio para quem visita Blumenau é a Ponte da Estrada de Ferro. Essa ponte foi construída sobre o rio Itajaí-açu. Sua inauguração ocorreu no ano de 1929, mas funcionou por pouco tempo apenas por quarenta e dois anos, e no ano de 1991 foi tombada como patrimônio histórico e foi totalmente restaurada.

Na Praça Victor Konder esta localizada a Prefeitura e podemos encontrar jardins muito bem cuidados. Nesses jardins esta abrigada a primeira locomotiva que circulou por toda a região. Na mesma Rua XV de Novembro encontra-se o Teatro Carlos Gomes, um dos poucos teatros do país que apresentam palco giratório. Foi construído entre os anos de 1935 e 1939, realmente um prédio histórico como poucos que existem, uma bela obra de arte para quem aprecia esse tipo de construção.

A Igreja Matriz São Paulo Apóstolo também é uma atração muito importante por sua beleza foi toda construída em pedras cor-de-rosa de granito. Possui uma das torres mais altas com quarenta e cinco metros de altura, os sinos que estão na torre funcionam com mecanismo eletrônico. A igreja possui vitrais belíssimos e na sua fachada principal foram esculpidas imagens em cedro pelo artista Golfried Thaler. Ela foi inaugurada no ano de 1963 e é considerada o principal cartão postal da cidade. Que tem o privilegio de apreciar a bela vista da igreja nunca mais esquece.

O Castelinho do Turismo uma obra de arte construída por um empresário blumenauense de uma família tradicional, também é considerado o segundo atrativo mais fotografado do sul do Brasil. A obra é uma replica da prefeitura da cidade que esta localizada ao sul da Alemanha, chamada de Michelstadt. O Castelinho foi construído no ano de 1978, mas apenas no ano de 2002 o prédio passou a abrigar a Secretaria de Turismo do Município.

A Fundação Cultural Blumenau, é muito importante para a cidade, pois oferece uma grande variedade de atividades culturais para a população como:

– Cursos

-Exposições

– Escola de artes

– Artesanato

– Galerias de arte e Oficinas

A construção do prédio que hoje é a Fundação Cultural de Blumenau ocorreu no ano de 1875 e no ano de 1939 foi totalmente remodelado. Um local imperdível e para quem visita Blumenau é parada obrigatória.

Museu da Família Colonial um lugar especial que abriga a história de um povo. Já foi moradia de uma pessoa muito importante, o Sr. Hermann Wendebur, que foi guarda livros e secretario do Dr. Blumenau. A ultima pessoa que morou na casa foi a senhora Renata Luiza Rohkohl Dietrich que fez a doação da casa ainda em vida a Fundação Cultural de Blumenau para que fosse preservada e servisse de museu. A casa possui todos os moveis e objetos que foram usados pela Senhora Renata.

No sótão da casa possui mais uma exposição de objetos do acervo cultural e apresenta entre eles vestidos de casamento da época, peças que pertenceram aos anos 20, 50,70 e 80, e as máquinas que eram usadas para a confecção das peças.

Outro destaque é a gastronomia alemã, que é servida nas casas especializadas e tem grande apreciação pelos turistas. Nos cardápios são servidos pratos como (Kassler) costela de porco, marreco recheado com purê de maçã, (einsben) joelho de porco e para completar uma infinidade de opções de salsichas para todos os gostos. Mas para quem aprecia uma boa comida italiana pode visitar um dos diversos restaurantes que servem pratos deliciosos de massa. Um ótimo acompanhamento pode ser a cerveja artesanal.

Curiosidade: uma das melhores marcas de cerveja artesanal do país é produzida na cidade de Blumenau. E você pode se deliciar com a Eisenbahn em um dos points da cidade o bar da áfrica. Neste bar a particularidade maior é a degustação de todas as opções do cardápio do inicio ao fim, pois pequenas amostras são preparadas para que os visitantes possam degustar.

Top