Xampu a seco: vantagens, como usar

Se você ainda não conhece essa maravilha da modernidade, deve estar confusa. Como assim? Xampu que lava, mas sem água? Na realidade, o uso deste…

Se você ainda não conhece essa maravilha da modernidade, deve estar confusa. Como assim? Xampu que lava, mas sem água? Na realidade, o uso deste produto não tem a finalidade de lavar os cabelos e, sim, limpá-los, de uma forma diferente e muito prática.

Antigamente, as mulheres tinham o hábito de passar talco nos cabelos. Era uma forma de limpá-los, quando não se podia lavá-los. Hoje, temos chuveiros elétricos, que tornam o nosso banho algo simples e prazeroso. Porém, imagine-se vivendo em outros tempos, em que os chuveiros não existiam. Lavar os cabelos num dia muito frio, certamente era muito sofrido! Por isso, as mulheres aplicavam talco na raiz dos cabelos. Esse pó, além de perfumá-los, ajudava a retirar a oleosidade dos fios.

Semelhança com o uso antigo dos talcos (Foto: Divulgação)

Ainda hoje existem pessoas que usam o talco, para a absorção da oleosidade dos cabelos. Inclusive, existem produtos semelhantes, destinados aos animais pois, diferentemente dos humanos, eles não se banham diariamente. Pode-se encontrar xampu a seco até mesmo para os cachorrinhos. O mecanismo destes produtos é o mesmo. Por isso, os xampus a seco são uma ótima alternativa para quem tem a raiz do cabelo oleosa.

Algumas pessoas têm os cabelos tão oleosos, que não podem ficar um dia sequer sem lavá-los. Porém, nem sempre o dia ou a noite transcorrem como se deseja. Imprevistos acontecem e, nestas horas, lavar os cabelos pode ser algo impossível. Aí entram os xampus a seco!

Vantagens do xampu a seco

O xampu a seco pode ser facilmente carregado na bolsa. Quando surge a necessidade, basta aplicá-lo nos cabelos, em qualquer lugar onde você esteja. É um método rápido e fácil.

Leia Também:  Ideias criativas para decorar bares e restaurantes

Ao ser aplicado, o produto se acumula na superfície dos fios. Em pouco mais de 5 minutos, o xampu a seco absorve toda a oleosidade dos cabelos. Após a aplicação, os fios voltam a ficar soltinhos.

O produto é vendido, em geral, na forma de sprays (Foto: Divulgação)

Outra vantagem deste tipo de xampu é que ele aumenta o tempo de duração das escovas e chapinhas, pois ele retira a oleosidade e a umidade – responsáveis pela volta dos cabelos ao seu estado natural.

Como usar o xampu a seco

Este produto é vendido em embalagens de spray. A aplicação é simples. Aprenda a usá-lo, seguindo os passos, abaixo:

1-       Posicione o spray a 15 ou 20 centímetros de distância dos cabelos;

2-       Com pequenas e rápidas borrifadas, aplique o xampu a seco, nos cabelos;

3-       Espere secar, por cinco minutos;

4-       Passe uma escova ou pente, para finalizar.

Quando você aplica o xampu a seco nos cabelos, este irá deixar um resíduo em sua superfície, semelhante a um talco. Por isso, você deve finalizar com pente ou escova, a fim de espalhar o produto, por toda a cabeça.

Atenção: não é recomendado usar o xampu a seco, diariamente. Ele irá acumular substâncias no seu couro cabeludo, favorecendo alergias e obstruindo os poros. Se você tem a raiz muito oleosa, reserve o produto para momentos de real necessidade.

O xampu a seco também não é recomendado para pessoas que tenham feridas na cabeça ou outros problemas de pele.

Veja como limpar o couro cabeludo: Esfoliação no Couro Cabeludo: Como Fazer?

Deve-se finalizar com pente ou escova (Foto: Divulgação)

Veja outros produtos curiosos em: Xampu roxo: para que serve, benefícios

 

Top