Mitos e verdades sobre a menopausa

A menopausa representa o final do período reprodutivo feminino. É uma fase natural da vida, pela qual todas as mulheres acabarão passando. Na maioria…

A menopausa representa o final do período reprodutivo feminino. É uma fase natural da vida, pela qual todas as mulheres acabarão passando. Na maioria das vezes esse processo é acompanhado por sintomas bastante desagradáveis, como ondas de calor, suor noturno, cansaço e alterações de humor, que acabam contribuindo para a criação de vários mitos sobre o assunto. Esclareças algumas dúvidas e conheça os principais mitos e verdades sobre a menopausa.

A menopausa é uma fase que toda mulher deverá enfrentar. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a menopausa

  • Depois dos 40 anos a mulher não engravida

Mito. É esperada uma redução natural da fertilidade feminina por volta dos 35 anos de idade, mas ainda é totalmente possível engravidar durante todo o período em que houverem ciclos menstruais.

  • A menopausa diminui o desejo sexual

Verdade. A diminuição da libido é uma das várias alterações que as intensas mudanças hormonais podem provocar, durante a menopausa. A situação pode ser agravada por outras alterações, como o ressecamento vaginal e as ondas de calor. Nesse momento é muito importante sentar com o parceiro e conversar sobre o assunto, sem medo de expor os sentimentos e ressaltando que o amor não muda, apesar do menor desejo sexual.

A diminuição da libido é um problema que pode ocorrer. (Foto: divulgação)

  • A aparência da pele piora na menopausa

Verdade. Com a diminuição do estrogênio, ocorre a desidratação da pele e a diminuição na produção de colágeno. O resultado é uma cútis mais delgada, com rugas mais perceptíveis e uma cicatrização lentificada. Não é incomum ocorrer queda do cabelo e enfraquecimento das unhas.

  • Não existe tratamento para os sintomas de menopausa

Mito. A terapia de reposição hormonal é bastante eficiente no controle dos sintomas da menopausa. A modulação hormonal, em que são feitos exames laboratoriais para traçar um perfil hormonal do indivíduo, permite a detecção e reposição dos elementos necessários para suprir as necessidades do paciente. É uma maneira bastante segura de alcançar um padrão hormonal saudável.

  • A prática de atividade física ajuda a melhorar os sintomas de menopausa
Leia Também:  Pacote de viagens Praia do Forte 2012: ofertas

Verdade. A prática regular de atividade física, preferencialmente três vezes na semana, é uma medida que pode ajudar no combate dos principais sintomas de menopausa, como ondas de calor e o ganho de peso, além de ser extremamente benéfica para a saúde e ainda fortalecer, ossos e músculos e sistema cardiovascular.

A reposição hormonal combate os sintomas de menopausa. (Foto: divulgação)

A menopausa é uma fase natural, pela qual toda mulher irá passar. Esclarecer os principais mitos e verdades e saber mais sobre assunto, ajuda a diminuir a ansiedade e a se preparar para enfrentar essa etapa da vida feminina.

Top