Revisão do INSS: quem tem direito

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional do Seguro Social informou em agosto deste ano que três milhões de segurados terão direito à revisão do benefício. Apesar do anúncio, muitas pessoas ainda estão em dúvida sobre o procedimento e não sabem ao certo se possuem o direito de participar.

A revisão do INSS tem como objetivo sanar um erro de cálculo do benefício. (Foto:Divulgação)

Os valores de determinados benefícios serão reajustados pelo instituto com o objetivo de corrigir um erro, já que por 10 anos o INSS fez os cálculos de forma indevida. Durante este período, o sistema deixou de escolher os 80% maior de salário de contribuição e expurgar os 20%. Assim, o benefício acabou sendo calculado errado e muitas pessoas foram prejudicadas financeiramente.

O pagamento para compensar a diferença será realizado a partir de janeiro de 2013. O INSS estima que, para dar conta da revisão de todos os benefícios atrasados, o seu gasto será de R$ 8 bilhões.

PUBLICIDADE

Leia mais: Aposentadoria por idade INSS

Quem tem direito à revisão do INSS?

Os contemplados com a revisão de INSS são aqueles que receberam auxílio doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, entre 1999 e 2009.

Quem não tem direito à revisão do INSS são as pessoas que se aposentaram por idade ou por tempo de contribuição.

Os contemplados com a revisão são aqueles que receberam auxílio doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, entre 1999 e 2009. (Foto:Divulgação)

Os aposentados não precisam comparecer até uma agência do INSS para ver se possuem direito a revisão. Os contemplados pelo reajuste serão informados através de uma carta de concessão. Desta forma, quem mudou de endereço nos últimos anos deve atualizar o cadastro para não ficar sem a correspondência.

Além de aguardar a carta, o aposentado também pode acessar o site oficial da Previdência Social para verificar se possui direito à revisão de INSS. No espaço de ‘Consulta à revisão do teto na Agência Eletrônica’, é necessário informar nome completo, número de benefício, o CPF e a data de nascimento. Em casos de dúvidas, também é possível entrar em contato pelo telefone 135.

O segurado pode verificar se tem direito à revisão de INSS pela internet. (Foto:Divulgação)

Pagamento do reajuste do INSS

Quem foi prejudicado pelo erro de cálculo do INSS durante o período de 1999 a 2009 receberá o reajuste de forma escalonada. Ou seja, em fevereiro de 2013, o pagamento será feito aos segurados com mais de 60 anos. Já as pessoas que possuem idade entre 46 e 59 anos vão receber o reajuste a partir de 2014. Por fim, os segurados com menos de 45 anos, receberão entre 2016 e 2019.

PUBLICIDADE

A revisão de INSS promete beneficiar também os segurados que tiveram o benefício cancelado e não receberam tudo aquilo que deviam. As diferenças serão pagas entre 2019 e 2022.

Veja também: Inss Dataprev – Consulta Extratos de Pagamentos

Leia também:

3 Comentários

  • recebir a carta da revisaõ mais o pagamento para 2015 com tenho 61 anos

    naõ teria quer receber logo

  • Fui aposentado em outubro de 1988, por invalidez, e o percentual da aposentadoria foi de 75 por cento de um salario. quando veio a lei do doutor Fernado coloor de melo, equiparopui o salario e fiquei aguardando a diferença que ia ser pagha e numca foi numca recebe o que devo fazer para receber? ajude-me sou safenado e tenho o desejo de possuir minha casa propria antes de o Senhor mim Guardar ajude-me

  • gostaria de saber o porque tem limite para se pedir revisão de benefício após dez anos de concessão, se o erro é do INSS eu acho que o segurado não deveria ser penalisado, nós pagamos por um seguro social e o que eu vejo é erros grotescos e a previdencia impede que seja revisado só para prejudicar o segurado.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.