INSS DATAPREV – Consultas, Benefícios, Requerimentos

O INSS DATAPREV tem como objetivo ajudar você nas mais variadas formas, facilitando a consulta online de extratos de pagamentos e outros serviços e benefícios oferecidos pelo governo. A…

Por Élida Santos em 30/07/2019

O INSS DATAPREV tem como objetivo ajudar você nas mais variadas formas, facilitando a consulta online de extratos de pagamentos e outros serviços e benefícios oferecidos pelo governo. A seguir você vai conferir um guia completo sobre o site do INSS e todos os seus recursos.

INSS DATAPREV

INSS DATAPREV – Consultas, Benefícios, Requerimentos (Foto: Reprodução Dataprev)

O que é Dataprev INSS? A Dataprev é uma empresa pública que fornece soluções de tecnologia da informação e comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas sociais do estado brasileiro. Um dos seus clientes é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para o INSS, a empresa presta serviços como o processamento do pagamento mensal de mais de 30 milhões de benefícios previdenciários, além de ser responsável pela aplicação online que faz a liberação do seguro desemprego.

INSS DATAPREV – Consultas, Benefícios, Requerimentos

Previdência Social é o órgão responsável pelo seguro social de milhões de trabalhadores. Assim, aqueles que contribuem de forma efetiva com o INSS desfrutam de diversos benefícios previdenciários, caso não tenham condições de exercer as atividades profissionais ou estejam interessados em receber a aposentadoria.

Trabalhando em conjunto com a Previdência Social, o INSS DATAPREV mantém um catálogo de benefícios para atender todas as necessidades dos aposentados e pensionistas do INSS. Graças à modernização do sistema Dataprev, os serviços prestados pela Previdência se tornaram mais ágeis, seguros e eficientes. São 92 anos que a Previdência se encontra em atividade, garantindo ao contribuinte e sua família assistência financeira em diversas situações.

Como acessar serviço do Dataprev

O primeiro passo é digitar, em seu navegador, o endereço eletrônico www.previdencia.org.br. Ao entrar na página, escolha o serviço desejado, entre as várias opções disponibilizadas pelo órgão (consulta de benefício, extratos, etc).

Vale lembrar que para buscar as informações Dataprev consulta INSS na página é necessário ter em mãos dados como CPF, nome do contribuinte, data de nascimento, número do benefício e outras informações.

Benefícios Inss Dataprev

Antes de conhecer melhor os serviços online INSS Dataprev, confira os detalhes sobre alguns dos benefícios oferecidos pela Previdência Social.

  • Inss Aposentadoria Especial: acontece quando o contribuinte assumiu funções profissionais que oferecem riscos a sua saúde. A exposição aos agentes nocivos químicos deve ser comprovada junto com o tempo de trabalho (15, 20 ou 25 anos pelo menos).
  • Inss Aposentadoria por Idade: homens com 65 anos e mulheres com 60 anos de idade podem solicitar o benefício, desde que cumprido o tempo mínimo de contribuição exigido. Os trabalhadores rurais podem se aposentar com 5 anos a menos de serviço.
  • Inss Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Para receber a aposentadoria integral, homens devem ter 35 anos de contribuição, enquanto para as mulheres, o tempo de contribuição é de 30 anos. No caso de aposentadoria proporcional, é preciso ter idade e tempo de contribuição mínimo: os homens têm que ter idade mínima de 53 anos e 30 de contribuição e para as mulheres são 48 anos de idade e 25 anos de contribuição.
  • Inss Aposentadoria por Invalidez: para ser considerado inválida diante do INSS, a pessoa precisa comprovar que se vitimou em algum acidente, e nem precisa ser necessariamente um acidente de trabalho. Uma doença com sequelas graves também pode deixar a pessoa inválida, por isso ela terá que entrar com o pedido de afastamento do INSS.
  • Inss Auxilio Acidente: se a pessoa sofrer algum acidente de trabalho, em casa ou de carro por exemplo, ela pode pedir o afastamento por meio do INSS e receber um valor de 50% do salário, pelo período de afastamento.
  • Inss Auxílio Reclusão: benefício fornecido aos dependentes dos contribuintes que foram presos.
  • Inss Auxílio Doença: comprovado por perícia que o trabalhador encontra-se doente, ele tem o direito de solicitar o benefício durante o período que estiver afastado do cargo.
  • Inss Salário Maternidade: o salário maternidade é pago à segurada que se encontra afastada de suas atividades no trabalho por motivo de parto, adoção, aborto, desde que não seja um criminoso ou que tenha guarda judicial com finalidade de adoção.
  • Inss Salário Família: o salário família é pouco conhecido e o seu pagamento é realizado para as pessoas que tenham crianças e adolescentes em casa com idade de até 14 anos completos (em caso de crianças sem deficiência e que os pais se afastam do serviço por algum motivo visto no regimento do INSS).

Mas se a criança for portadora de algum tipo de problema que a torna alguém que não poderá trabalhar o resto da vida, o pagamento do benefício é feito. Atualmente, o valor pago nessas situações varia entre R$ 37,18 a R$ 1.089,72, de acordo com as condições da criança e a forma de afastamento dos pais.

  • Inss Pensão por morte: benefício pago à família do contribuinte falecido.

Aposentadoria Inss Dataprev

Através do site oficial do INSS, o contribuinte pode consultar o valor a receber da sua aposentadoria. Assim como nos demais benefícios, para consultar a aposentadoria é necessário acessar o site do INSS (Acesse AQUI) e preencher os campos do formulário com o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.

Por meio do site do Dataprev você pode tirar o extrato de seu beneficio (Foto: Divulgação)

Requerimentos para cada tipo de aposentadoria

Para que você encontre os requerimentos necessários DATAPREV INSS, selecionamos os principais abaixo:

  • Auxílio-doença/ Perícia Médica;
  • Auxilio-doença para Empresa Convenente;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte.

Qual o valor da minha aposentadoria?

O valor da aposentadoria varia de acordo com vários fatores, sendo um deles o tempo de contribuição, se a pessoa se aposentou por tempo de serviço ou pela idade. O cálculo online da aposentadoria pode ser feito na página do INSS (digite os dados solicitados na página para simular o valor).

Simulação Aposentadoria

É possível simular valor de aposentadoria pela internet. Para isso, é necessário acessar o site da Previdência Social Dataprev (Acesse AQUI), informar o seu NIT (PIS/PASEP/CICI) e digitar os caracteres especiais. A consulta é feita na hora e depois disso, se desejar dar entrada na aposentadoria, é só ir a uma agência do INSS após agendamento prévio.

Consulta Extratos de Pagamentos

Para conferir o valor que vai ser pago pelo INSS, você deve acessar a opção “Extrato de Pagamento de Benefício“, no site do INSS (confira as instruções abaixo).

No sistema de emissão de extratos dataprev, o contribuinte deve informar o número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF, além de digitar os caracteres exibidos na página. Em seguida, basta clicar em “Visualizar”.

O Extrato do INSS reúne informações sobre cadastro e remuneração, expondo um perfil completo do contribuinte. O Extrato Previdência Social deve manter o mesmo sistema de acesso, contando com a tecnologia do processamento de dados Dataprev.

Marcar Perícia INSS Pela Internet

Para agendar perícia no INSS, acesse a opção de agendamento online INSS, no site da Previdência, e siga as instruções na tela. Você vai precisar de informações como:

  1. NIT, nome completo da mãe, PIS/PASEP/CICI, nome completo da pessoa que faz o requerimento via INSS e data do nascimento.
  2. – Categoria do contribuinte
  3. – Data do último dia de trabalho ( se estiver empregado), CID apontado no atestado médico (em caso de afastamento de acidente de trabalho) e CNPJ da Empresa;
  4. – CPF e Nome do Empregador se a pessoa for empregado doméstico;
  5. – Atenção é recomendado que a pessoa verifique se o endereço no cadastro do INSS está certo antes de fazer o pedido pelo INSS. Ligue 135 para verificar.

Endereços agências do INSS

inss-dataprev-consultas-beneficios-requerimentos-1

Precisando ir a uma agência da Previdência para resolver algum problema? Os endereços agências INSS podem ser consultados na página “Rede de Atendimento“. Clique no link “Encontre uma agência” e forneça as informações solicitadas, para pesquisar a unidade mais próxima de você.

Benefícios do INSS

O INSS oferece aos contribuintes inúmeros benefícios, liberados de acordo com a perícia médica, que comprova o problema que impede de trabalhar permanentemente ou temporariamente, ou até o tempo de contribuição nos casos de aposentadorias e certos afastamentos.

Qualquer contribuinte pode consultar situação do benefício Dataprev INSS. Para tanto, basta acessar o site do Dataprev (Acesse AQUI) e digitar os dados solicitados.

Confira a listagem completa de benefícios do INSS.

Consulta INSS Detalhamento

A consulta detalhada do INSS nada mais é que o seu extrato Dataprev detalhado. Clique aqui para consultar.

Benefícios do INSS para Empregada Domésticas

O INSS oferece alguns benefícios para empregadas domésticas. Assim como os demais trabalhadores que contribuem com o INSS, as empregadas domésticas recebem o auxílio-doença, auxílio-maternidade, aposentadoria por invalidez, por idade ou por tempo de serviço.

O procedimento de solicitação desses benefícios é o mesmo que os dos demais contribuintes. Para solicitar benefícios, os empregados domésticos precisam agendar atendimento por meio do telefone 135 ou através do Dataprev online (Acesse AQUI).

Veja como verificar o extrato do seu benefício (Foto: Divulgação)

Para solicitar a guia da previdência social online, vá à página Dataprev Previdência (Acesse AQUI) e preencha os dados com atenção, para evitar qualquer tipo de problema com a GPS. Ela pode ser gerada para um mês específico ou para um período, desde que inferior a cinco anos.

Ouvidoria da Previdência

Confira, a seguir, como conversar com a Ouvidoria do INSS:

  • Telefone: 135
  • Site: www.mpas.gov.br ( para agendar ou solicitar benefício)
  • Site: www.previdenciasocial.gov.br (opção: reclamação)
  • Telefone: 0800780191
  • Carta: Ouvidoria Geral da Previdência Social, Caixa Postal 09714, cep 70001-970, Brasília, DF

Top