Restituição do Imposto de Renda: como consultar, informações

Restituição do Imposto de Renda: como consultar, informações é sobre o que vamos comentar na matéria a seguir, que traz dicas importantes para os contribuintes que têm dinheiro a receber do IR 2015.

Restituição do Imposto de Renda: como consultar, informações (Foto Ilustrativa)

Nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, a Receita Federal abriu as consultas ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 e também aos lotes residuais de anos anteriores, para quem caiu na malha fina entre 2008 e 2014.

Para o terceiro lote de restituicão do IR 2015, o Fisco pagará R$ 2,17 bilhões para 1,74 milhão de contribuintes. Os valores, que estarão disponíveis a partir do dia 17 de agosto, virão corrigidos em 4,24%, índice referente à variação da taxa básica de juros (Selic) entre os meses de maio e agosto deste ano.

Atraso no Imposto de Renda: o que fazer

Restituição do Imposto de Renda: como consultar, informações

Uma das maneiras mais fáceis de fazer a consulta é pelo site da Receita (Foto Ilustrativa)

A cada ano, são liberados sete lotes de restituição do Imposto de Renda, entre junho e dezembro. Para quem está querendo saber como consultar a restituição do IR 2015, há três maneiras de efetuar essa consulta.

Uma delas é através do site da Receita Federal. Ao entrar na página de Consulta Restituições IRPF, basta digitar o número do CPF (sem separadores, traços ou pontos), informar o ano-base, digitar os caracteres mostrados na tela e clicar em “Consultar”.

Também é possível consultar as restituições pelo aplicativo (Foto Ilustrativa)

Outra opção para saber se a sua declaração do Imposto de Renda está incluída no lote de restituições atual é usando o aplicativo da Receita Federal, que roda nos dispositivos móveis equipados com Android e iOS. O programa, gratuito, pode ser baixado no site da Receita.

Como sair da malha fina do Imposto de Renda

E há também a possibilidade de fazer a consulta de restituição do IRPF através do telefone, ligando para o número 146 (opção 3).

Prazo para resgatar os valores da restituição Imposto de Renda

A cada ano, são liberados sete lotes de restituições, entre os meses de junho e dezembro (Foto Ilustrativa)

Os valores pagos pela restituição do IRPF ficam disponíveis durante um ano. Caso o resgate não seja feito nesse prazo, deve ser requerido por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou no e-CAC, na página da Receita.

Informe de rendimento: como obter

Se o valor não for creditado, o contribuinte deve procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar na Central de Atendimento BB, nos números 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, de qualquer banco.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply