Informe de rendimento: como obter

Informe de rendimento: como obter

Na hora de declarar o Imposto de Renda, é preciso reunir uma série de documentos, para que o preenchimento da declaração seja feito de…

Por Andre em 14/02/2013

Na hora de declarar o Imposto de Renda, é preciso reunir uma série de documentos, para que o preenchimento da declaração seja feito de forma correta e dentro do prazo estabelecido, evitando assim o pagamento de multas e outros transtornos.

O informe de rendimentos é um dos documentos mais importantes para fazer a declaração do Imposto de Renda (Foto: Divulgação)

Um dos documentos que faz parte das exigências do fisco é o informe de rendimentos, emitido anualmente por empresas, instituições bancárias e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que devem ser guardados pelo período de cinco anos, para que sejam apresentados pelo contribuinte em caso de questionamento por parte da Receita Federal.

Se você tem dúvidas sobre a maneira de ter acesso ao documento, saiba como obter o informe de rendimentos.

Como solicitar: Extrato Previdência Social INSS

Emitir online: Emissão de GPS (Guia da Previdência Social)

Informe de rendimento dos bancos

Todo início de ano, os bancos devem enviar aos seus clientes, pelos Correios ou via internet, o informe de rendimentos, que contém o saldo da conta bancária e os rendimentos das aplicações financeiras que o contribuinte possuir.

Caso o documento não chegue até o final de fevereiro, você deve ir até o banco em que possui conta e solicitar o comprovante na boca do caixa ou nos terminais de autoatendimento.

Quem trabalha com carteira assinada deve receber o comprovante do empregador (Foto: Divulgação)

Informe de rendimento do empregador

Para quem trabalha de carteira assinada, o documento que traz os detalhes referentes à renda e contribuição para o INSS, entre outros, é obtido diretamente com o empregador, que tem a obrigação de entregar o informe de rendimentos ao funcionário até o final de fevereiro, impresso em papel ou via internet. O mesmo vale para funcionários públicos.

Aqueles que não estão mais empregados ou tiveram renda oriunda de emprego temporário devem procurar a empresa e solicitar o comprovante.

Informe de rendimento de corretoras e gestoras

Quem possui investimentos administrados por corretoras independentes ou gestoras recebe, até o mês de fevereiro, o informe anual de rendimentos, contendo o saldo em conta e em cada aplicação. Caso o documento não seja enviado, basta entrar em contato com a administradora dos investimentos.

Aposentados e pensionistas podem imprimir o informe de rendimentos no site da Previdência (Foto: Divulgação)

Informe de rendimento de aposentados e pensionistas

No caso dos aposentados e pensionistas, o informe de rendimentos é enviado através de correspondência para os endereços dos beneficiários, geralmente no mês de fevereiro. Aqueles que quiserem, podem imprimir o comprovante no site da Previdência, informando o número do benefício, a data de nascimento, o nome completo e o CPF.

O documento pode ser obtido também nas agências da Previdência Social ou solicitado através do telefone 135.

Top