Reposição Hormonal na Menopausa

O tratamento de reposição hormonal na menopausa é uma das indicações dos médicos para mulheres que entram na menopausa, no entanto, há informações de que…

Por Redacao em 26/11/2015

O tratamento de reposição hormonal na menopausa é uma das indicações dos médicos para mulheres que entram na menopausa, no entanto, há informações de que o estrógeno (hormônio sexual utilizado no tratamento) pode aumentar a possibilidade de câncer no endométrio, que é a camada que recobre o útero. Mas, se for combinado com progesterona (outro hormônio sexual) diminui-se a probabilidade de ocorrência desse câncer, porém aumentam as chances do câncer de mama.

Reposição Hormonal na Menopausa (Foto: Divulgação)

Reposição Hormonal na Menopausa (Foto: Divulgação)

Reposição Hormonal na Menopausa

E não é só isso, pois esses hormônios que  podem acarretar outras doenças como infarto e trombose, de acordo com o histórico de saúde de cada paciente. Por isso, é preciso fazer a chamada reposição hormonal na menopausa. A reposição não é indicada para mulheres com irregularidades em mamografias, casos de câncer na família, pressão alta e diabetes devem evitar a reposição hormonal.

Leia mais informações sobre: Reposição Hormonal: Tratamento que Ajuda a Tratar a menopausa

O que é e quando acontece a menopausa?

É preciso repor para manter  a saúde em ordem (Foto: Divulgação)

É preciso repor para manter a saúde em ordem (Foto: Divulgação)

A menopausa é caracterizada pela última menstruação da mulher, já que seu corpo está envelhecendo e passando por mudanças. Esse período da vida é marcado pela diminuição de hormônios produzidos pelos ovários, o que acaba desencadeando uma série de sintomas típicos da menopausa.

Quando começa a menopausa?

A mulher começa a produzir uma baixa quantidade de hormônio a partir dos 40 anos, mas isso não significa que ela já esteja sofrendo de menopausa. É de 48 a 55 anos que os sintomas se tornam mais acentuados e a mulher acaba menstruando pela última vez.

A reposição é o próprio tratamento (Foto: Divulgação)

A reposição é o próprio tratamento (Foto: Divulgação)

Quando entra na menopausa, uma mulher costuma sentir ondas de calor, perda da umidade na vagina, falta de prazer nas relações sexuais, ardência urinária, aumento no riso de doenças do coração, depressão, dores nas articulações, cansaço e irritabilidade. A incidência de sintomas varia de uma mulher para outra, mas quando ela tem acompanhamento médico os sinais da menopausa podem ser controlados.

Leia mais informações sobre: Efeitos colaterais da reposição hormonal

Como trata

A reposição hormonal acaba sendo uma forma de tratamento para a menopausa, mas ela precisa ser realizada com cuidado para não prejudicar a saúde da mulher. Os médicos receitam medicamentos na TRH (Terapia de Reposição Hormonal) que pode ter efeitos colaterais, como inchaços, dores de cabeça, pressão alta e até mesmo câncer.

Sintomas aparecem mais aos 40 anos

Sintomas aparecem mais aos 40 anos

As vezes para aliviar os sintomas da menopausa a mulher nem precisa consumir os remédios com fórmulas mais agressivas, ela pode optar pelo tratamento com homeopáticos. Uma dieta balanceada também é algo fundamental para saúde feminina, sendo rica em frutas, cereais e legumes. A prática de exercícios físicos também é recomendada, como natação e yoga.

Quer mais dicas de saúde? Então confira nossos outros artigos sobre esse e vários temas, fique aqui no Mundo das Tribos!

Top