10 lições para adestrar seu cachorro 10 lições para adestrar seu cachorro

10 lições para adestrar seu cachorro

  Ter um cão obediente como os que vimos em filmes parece ser algo difícil de conseguir, mas não é impossível. Os animais que…

Por Redacao em 02/12/2011

 

Ter um cão obediente como os que vimos em filmes parece ser algo difícil de conseguir, mas não é impossível. Os animais que trabalham na TV passam por um processo de treinamento, conhecido como adestramento. Esse processo é usado também com cães de guarda, cães farejadores, cães –guia entre outros. Esse tipo de processo é diferenciado para cada área específica, com treinamentos adequados para cada tipo de cão e de necessidade.

Para melhor entendimento, podemos usar o exemplo de um cão que é treinado para trabalhar com a polícia e um cão –guia. Os cães para a polícia possuem um treinamento mais pesado e rigoroso, voltado para a procura de drogas e a perseguição de ladrões. Já o cão-guia, é treinado para ser os olhos de seu dono, mostrando obstáculos e o ajudando a se locomover da melhor e mais segura forma.

Se você também quer adestrar o seu cão existe uma categoria especializada para cães de casa, com regras básicas  para manter o cão educado e equilibrado. Essas regras podem ser ensinadas aos cães em casa mesmo, desde que o animal seja filhote. Com cães mais velhos o processo é muito mais difícil e demorado sendo mais indicado a procura de um profissional.

Para adestrar seu cão veja algumas dicas:

1º lição- Ganhe a amizade e o respeito do cão

Quando você consegue ganhar a confiança do animal, as lições fluem com maior facilidade e ainda é muito mais fácil de convencê-lo a aderir às ordens. Outra forma de adestrá-lo com facilidade é mostrar para ele quem é o dono do bando, já que os cães possuem o instinto em viver em bandos e eles só obedecem ao “manda chuva” da alcateia.

Para conseguir a amizade do cão dê muita atenção e carinho para o animal, mas de uma forma que mostre para ele que você que manda.

2º lição- Ensinar a ficar junto:

Para ensinar a primeira lição é preciso que o animal inicialmente esteja com uma guia. Dê voltas com o cão e sempre pare e repita o comando: JUNTO. Procure usar uma guia curta na qual se você der uma puxada o cão sinta rapidamente. No início ele não irá compreender, mas dê puxadas leves na guia o trazendo para perto de você. Tente fazer isso várias vezes até que o animal perceba o que você quer. Quando ele acertar o comando o presenteie com petiscos.

3º Lição – Ensinar a sentar:

Antes de começar a treiná-lo para sentar procure chamá-lo pelo nome. Veja se ele entende o que você diz e para isso dê o comando já ensinado sem o uso da coleira. Quando você usar a palavra: JUNTO, utilize o nome do cachorro juntamente, por exemplo, junto rex!

Quando ele já estiver adaptado ao seu próprio nome chegou a hora de ensiná-lo a sentar.  Dê o comando de junto e em seguida introduza o SENTA ou mesmo SIT com o uso da guia dê um batidinha nas costas do animal , ou mesmo faça isso com a mão mostrando que ele deve curvá-la. O processo deve ser repetido várias vezes até o cão começar a entender.

Depois dessa prática procure não usar mais a mão ou mesmo a guia, mas apenas o comando juntamente com o nome dele. Quando ele acertar não se esqueça de agradá-lo com carinhos e guloseimas.

4º lição – Fica ou parado:

Quando o animal já estiver bem evoluído no exercício de sentar é hora de ensiná-lo a ficar no lugar. No início,  dê a ordem senta e em seguida saia de perto do animal, se ele vier atrás volte e diga com firmeza FICA, usando a mão como bloqueio em seu abdômen. Repita o processo sempre o elogiando quando fizer certo.

5º lição- Deitar:

Para ensinar o animal a deitar, você deve partir do exercício anterior.  Faça o animal sentar e em seguida puxe suas patas dianteiras e diga: DEITA. Repita o processo várias vezes até que você não precise mais puxar as patas do dog, mas apenas dar o comando.

6º lição-  Ficar deitado:

Como o comando FICA já é velho conhecido do animal essa etapa não tomará muito tempo. Depois do comando DEITA, saia de perto do animal e diga: FICA se ele levantar  vá para perto dele e recomece toda a etapa.

7º lição- morto:

Para essa lição será necessário que você se ajoelhe ao lado do animal que deverá ter recebido o comando de DEITA. Em seguida com as mãos empurre a barriga dele dando o comando MORTO. Faça isso várias vezes até que ele deite apenas com o comando.

8º lição- Ficar morto:

Depois que o animal estiver com a lição anterior bem treinada, dê o comando e saia de perto falando FICA. Caso ele levante faça o mesmo processo, e quando ele acertar dê muitos carinhos e petiscos.

9º lição: Vivo

Para ensinar o animal a ficar vivo depois do comando morto, você deverá depois de dar o comando MORTO  chegar na frente do animal e com a mão direita levantada e com um petisco dê o comando VIVO.

10º lição: Dar a pata

Com a ajuda do comando SENTA, pegue um petisco e coloque na frente do animal puxando uma das patas com a mão que segura a guloseima. Em seguida dê o comando PATA, repetindo quantas vezes for preciso.

Top