Renda ativa ou renda passiva: qual delas devo investir meu dinheiro?

Felipo Bellini 07/04/2022 Notícias

Seja renda ativa ou renda passiva, ambas estão relacionadas aos seus ganhos financeiros. Dinheiro é um pilar importante em nossa vida, é com ele que conseguimos realizar planejamentos futuros de viagem ou até mesmo separar uma quantia para emergências.

Esse termo sobre a renda ativa ou passiva está confuso na sua mente? Continue a leitura para descobrir em qual vale a pena investir para ter lucros reais.

Renda ativa ou renda passiva: qual a melhor?

Sua forma de ganhar dinheiro se equipara à forma que gosta de levar a vida. Pode incluir outros fatores também. Então leia as definições listadas abaixo e decida se prefere renda ativa ou renda passiva.

Renda ativa ou renda passiva qual a melhor

Fonte/Reprodução: original

O que é renda ativa?

Renda ativa é aquela que precisa da sua mão de obra, que você esteja em atividade e em troca disso, você recebe uma quantia. Trabalhar em uma empresa é um exemplo, pois é necessário comparecer todos os dias pré-determinados pelo seu chefe para receber o seu salário no começo/final do mês ou a cada 15 dias.

Renda passiva: definição

Renda passiva não exige estar em ação constantemente. Enquanto na renda ativa você precisa estar presencialmente e exercer suas atividades. Na renda passiva, você pode realizar uma ação e deixar render o seu dinheiro por tempo indeterminado.

Como posso investir em renda passiva?

A primeira opção é estudar sobre investimentos para aprender quais as melhores opções para investir o dinheiro que economiza mensalmente. Mas existem outras maneiras de investir em renda passiva. Veja nos próximos tópicos.

Quais os tipos de renda passiva?

Há o que é feito com um capital inicial, onde você coloca uma quantia para obter os futuros rendimentos e o sem capital, o qual você pode obter ao investir seu tempo ou ceder um lugar, colocar uma casa para alugar, por exemplo.

Blogueiros podem ceder um espaço no seu blog para exibir anúncios e ganhar em dólar. Músicos têm renda passiva através de royalties, caso a música fique conhecida pode receber uma boa quantia em troca da licença para usar essa canção.

Já imaginou fazer uma música de sucesso e ganhar para ela aparecer no filme ou novela? É assim que os artistas ganham dinheiro de forma passiva.

O que devo fazer para investir em renda ativa?

Precisa de tempo, energia e saúde. Pois esse tipo de renda só gera dinheiro se você estiver ali nos dias e pelas horas determinadas exercendo sua função. Você pode ter mais de uma renda ativa, mas nem todos conseguem equilibrar o tempo de descanso com qualidade e trabalho em um período de 24 horas.

Quais as espécies de renda ativa e suas definições?

Além do trabalho CLT, você pode ter outras funções que se encaixam em renda ativa no seu tempo livre. Pode ser uma renda extra ao vender doces, roupas ou qualquer outro item que desejar (na rua ou em estabelecimentos).

Abrir sua própria loja para vender algum produto ou prestar serviços como autônomo. Há um risco em viver apenas de renda ativa, pois imprevistos podem acontecer. Seu chefe pode te mandar embora, você pode adoecer ou até mesmo precisar se afastar de seu trabalho por outros motivos.

Procure equilibrar a renda ativa e passiva para obter maior segurança financeira. Essa é a opção mais viável para viver com qualidade e alcançar seus objetivos a longo prazo.

 

Outros artigos

Dia dos Pais Natura 2011

05/07/2011

Dia dos Pais Natura 2011

Muitas pessoas acham que o presente perfeito para o dia dos pais ainda é um par de meias, uma gravata, cuecas entre outros, por isso faça a diferença esse ano pr...

Laptop Dell Promoção

22/01/2011

Laptop Dell Promoção

Laptop Dell Promoção A era do computador esta acabando e no seu lugar esta vindo novas tecnologias que as pessoas podem se comunicar pelo MSN, usar orkut, twiter,...