22 de abril: dia do descobrimento do Brasil

Nos séculos XV e XVI, navegantes europeus, notadamente de Portugal e da Espanha iniciaram as Grandes Navegações, nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. O…

Por Editorial MDT em 22/04/2012

Nos séculos XV e XVI, navegantes europeus, notadamente de Portugal e da Espanha iniciaram as Grandes Navegações, nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. O intuito era descobrir novas terras para explorar e conseguir também uma rota de aceso para as Índias. Nesse período, essa região era conhecida por comercializar tecidos, temperos e outros produtos. E foi em uma dessas viagens que os portugueses chegaram ao Brasil.

Pintura que representa a chegada dos portugueses (Foto: divulgação)

Em 22 de abril de 1500, as caravelas da esquadra portuguesa sob o comando de Pedro Álvares Cabral desembarcaram nas terras do litoral sul, onde hoje é o Estado da Bahia. A expedição havia desviado seu caminho em direção às Índias. O local, onde havia um monte, foi batizado de Monte Pascal. Como os portugueses acharam que a terra era apenas uma ilha, deram-lhe o nome de Ilha de Vera Cruz.

O encontro com os índios ocorreu dois dias depois dos portugueses chegarem ao país. Conforme os registros históricos foi pacífico para ambas as partes, mas também de estranhamento, visto que era grande a diferença entre a cultura europeia e a indígena. Em 26 de abril foi celebrada a primeira missa na nova terra, pelo Frei Henrique de Coimbra.

Pedro Álvares Cabral (Foto: divulgação)

Como já havia mais de cinco milhões de de índios no Brasil, alguns estudiosos questionam o uso da expressão “Descobrimento do Brasil” e acham mais sensato adotar o termo “Chegada dos Portugueses ao Brasil”, já que foram eles que entre os europeus foram os primeiros a conhecer a terra.

Depois da chegada de Cabral, outras expedições vieram para a terra e descobriu-se que era um continente, chamado inicialmente de Terras de Santa Cruz. Somente em 1511, quando o pau-brasil foi achado no País, é que a terra recebeu o nome de Brasil.

A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles, 1861 (Foto: divulgação)

Apenas após 30 anos da “descoberta” da terra é que Portugal percebeu a necessidade de iniciar a colonização do Brasil, para evitar a invasão de franceses, holandeses e ingleses, vindos de países que não faziam parte do tratado de Tordesilhas. Tiveram início então as primeiras experiências para produzir cana-de-açúcar. A partir daí o Brasil passa a ser controlado por Portugal e sua independência somente ocorre em 1822, quando se deu início a uma nova fase para o País.

Top