Mitos e verdades sobre produtos diet

Todos os dias são lançados novos produtos diet no mercado, que prometem mais sabor sem interferir na dieta e saúde. Muitos deles contêm menos…

Por Editorial MDT em 05/08/2013

Todos os dias são lançados novos produtos diet no mercado, que prometem mais sabor sem interferir na dieta e saúde. Muitos deles contêm menos calorias, não engordam e são mais saudáveis. Saiba mais sobre o assunto e conheça alguns mitos e verdades sobre os produtos diet.

Muitos mitos são criados em relação aos produtos diet. (Foto: divulgação)

Produtos Diet

Os produtos diet são considerados isentos de algum tipo de nutriente (sódio, açúcar, gordura, proteína e colesterol), mas não isso não significa que todos sejam livres de calorias. Esses alimentos foram criados especialmente para pessoas que possuem restrição a um determinado tipo de nutriente.

As pessoas que pretendem perder peso devem ficar atentas com esses produtos, pois muitos contêm mais calorias que os tradicionais. O chocolate diet é um exemplo muito clássico, ele é assim chamado por não possuir açúcar na sua composição, porém ele é mais rico em gordura do que o chocolate comum.

Esses chocolates são indicados para os diabéticos. Além disso, os portadores de diabetes também devem ficar atentos com alguns alimentos diet, já que muitos são considerados diet por não ter gordura na composição, mas tem açúcar e devem ser evitados. Por isso é indispensável ler o rótulo dos produtos e analisar se vale a pena consumi-lo.

Nem sempre o produto diet pode ser consumido sem preocupação. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre produtos diet

1. Produtos diet são sem açúcar.

Mito. Esse é um grande mito criado em relação aos alimentos dietéticos. O que caracteriza o produto diet não é a falta de açúcar, mas sim a retirada total de algum nutriente (que pode ser o açúcar, mas também sal, gordura ou proteína). Os diets são indicados principalmente para diabéticos e hipertensos.

2. Pode-se comer o tanto que quiser os produtos diet.

Mito. Esse é outro grande engano que pode levar as pessoas ao exagero, pensando que está tendo uma alimentação saudável. Quem age dessa forma, está consumindo ainda mais calorias.

3. O consumo somente de produtos diet controlam a diabetes.

Mito. De acordo com especialistas, o diabético deve controlar a ingestão de e carboidratos gerais e não somente o açúcar. Dessa forma, os produtos isentos de açúcar podem ter carboidratos provenientes de outras fontes. É preciso ter muito cuidado com esse aspecto.

4. Adoçante diet faz mal para à saúde.

Mito.A quantidade máxima de adoçante que uma pessoa pode consumir por dia é muito alta. Por isso, eles são tidos como seguros. Os órgãos regulares exigem segurança cem vezes maior do que as quantias que podem levar uma pessoa a desenvolver doenças.

É importante ler as informações contidas no rótulo dos produtos diet. (Foto: divulgação)

Os produtos diet e light apresentam algumas diferenças. Muitos mitos e verdades são criados em relação aos alimentos diet. É preciso saber consumir corretamente esses alimentos para que eles ofereçam os benefícios para a saúde dos consumidores.

 

Top