Saiba aqui quais são as regras a serem seguidas para dar o processo de aposentadoria por idade no Instituto Nacional do Seguro Social.
O que é a aposentadoria por idade?
A aposentadoria por idade é um processo beneficente concebido pelo Instituto Nacional do Seguro Social para as pessoas seguradas da Previdência Social que atingirem a chamada idade de risco social que, no ano de 2021, é de 62 anos para os homens e 57 anos para as mulheres. Caso tenha a idade referida acima, você pode entrar com um pedido de processo de aposentadoria por idade no INSS.
Quais são as regras para ser dado o processo de aposentadoria por idade do INSS?
Por mais que a regra geral seja que a pessoa tenha a idade de risco social, ela pode ter direito a entrar no processo de aposentadoria por idade pelo Instituto Nacional do Seguro Social com a combinação da idade de risco social e do tempo de carência.
Entre outras palavras, caso você se encaixe dentro dos requisitos abaixo, você tem o direito à aposentadoria por idade no INSS.
- Possuir idade de risco social, mas não ter tempo de carência;
- Possuir tempo de carência, mas não ter a idade de risco social;
- Ter idade de risco social e tempo de carência;
- Não ter idade de risco social e nem tempo de carência.
Se você tem a idade mínima, mas não apresenta um tempo de carência no Instituto Nacional do Seguro Social, é necessário que você faça a contribuição de 15 anos para o órgão público do governo federal, mantendo todo o cuidado no acerto do valor da contribuição para que não seja pago mais do que o recebimento do pagamento do benefício, assim como para não perder a oportunidade de aumento do número de contribuições em pró de um benefício maior.
Fonte/Reprodução: Original
Caso você tenha o tempo de carência, mas não tem a idade de risco social, é permitido, depois de ser auxliado por um especialista da área da Previdência Social, que você pare com o pagamento das contribuições e faça o aguardo até apresentar a idade de risco social.
Como uma pessoa sem idade de risco social e sem tempo de carência, você tem que esperar. O recomendado é que, em meio ao tempo de espera, você faça uma análise das contribuições pagas nos anos passados para você ter uma noção de como você vai fazer o pagamento das contribuições até o dia em que você ter a idade de risco social ou quando tiver o tempo de carência exigido para o pedido do processo de aposentadoria do INSS.
Já para você que tem a idade de risco social e tempo de carência, você tem que fazer a definição do momento certo para o pedido do processo de aposentadoria por idade no Instituto Nacional do Seguro Social.
Cumprindo com os requisitos apresentados acima, você pode fazer o pedido do processo de aposentadoria por idade no INSS. Fora feito a apresentação de quais são as regras a serem seguidas para dar o processo de aposentadoria por idade no Instituto Nacional do Seguro Social.