Reduzir apetite: dicas, truques para comer menos

Diminuir a quantidade de alimentos ingeridos nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando estamos acostumados a comer além do que deveríamos. Além…

Diminuir a quantidade de alimentos ingeridos nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando estamos acostumados a comer além do que deveríamos. Além disso, a correria do dia a dia nos leva a comer com pressa ou até mesmo comer qualquer lanche rápido. Porém, é possível comer menos e melhor. Saiba mais sobre como reduzir o apetite e confira dicas e truques para comer menos.

Para reduzir o apetite é necessário dar preferência para alimentos mais saudáveis (Foto: divulgação).

Redução do apetite

Aprender a diminuir o apetite é um fundamental para grande parte das pessoas que possuem dificuldades em mudar seus hábitos alimentares. Apesar de sentirem vontade ou até mesmo tentarem fazer uma reeducação alimentar ou seguir uma dieta com o objetivo de emagrecer, a maioria das pessoas não consegue resistir a tentação de uma comida super calórica.

A melhor maneira de diminuir o apetite é controlando os impulsos alimentares. Uma pessoa com hábitos alimentares saudáveis consegue controlar facilmente o apetite e tem mais facilidade de evitar alimentos que engordem.

A prática de exercícios físicos ajuda a reduzir o apetite (Foto: divulgação).

Leia mais em como reduzir o apetite, dicas 

Dicas e truques para comer menos

1. Coma devagar e mastigue bem: o estômago leva um tempo para enviar sinal ao cérebro de que está saciado. Dessa forma, se comer devagar sucessivamente irá comer menos. Além disso, mastigar bem facilita a digestão e a absorção de nutrientes para o organismo.

2. Sono de qualidade: ter uma boa noite de sono é essencial para evitar o cansaço e o estresse. Quando dormimos bem, evitamos os desejos compulsivos por alimentos que ajudam a suprir essa carência energética.

3. Pratique exercícios físicos: os exercícios ajudam a reduzir o apetite, pois liberam substâncias que causam sensação de bem-estar. Dessa forma, quando praticamos exercícios físicos, não sentimos a necessidade de comer além do que deveríamos para ter um estado emocional satisfeito.

4. Evite alguns alimentos: os carboidratos e açúcares ajudam a ganhar mais peso e são fáceis de serem digeridos. O ideal é dar preferência para alimentos ricos em proteínas e gorduras que dificultam a digestão e prolongam a saciedade. Porém, esses alimentos devem ser consumidos com moderação.

5. Tome muita água: a água é muito importante para o controle do apetite. Além disso, é uma ótima opção para substituir a ingestão de refrigerantes calóricos.

6. Evite açúcar: o açúcar interfere na intensidade do apetite. Dessa forma, quem come muito doce, sente fome logo após algumas horas. O mesmo acontece com os adoçantes artificiais.

7. Substitua alguns alimentos: optar por algumas especiarias com alimentos saudáveis é uma excelente opção para reduzir o apetite. Os alimentos feitos com legumes e carnes são os mais indicados.

Uma alimentação balanceada é indispensável para reduzir o apetite (Foto:divulgação).

Veja também redutores naturais de apetite 

Para reduzir o apetite é necessário fazer algumas substituições na alimentação, priorizando alimentos saudáveis. A prática de exercícios físicos, padrões de sono equilibrado, ingestão diária de água, comer devagar e mastigar bem são ótimos truques para reduzir o apetite.

Top