Redução do Colesterol Alto Através de Refeições e Práticas Saudáveis

Sendo a saúde o maior “patrimônio” que temos no que diz respeito a vivermos bem, os cuidados com ela deve ser uma prioridade diária…

Sendo a saúde o maior “patrimônio” que temos no que diz respeito a vivermos bem, os cuidados com ela deve ser uma prioridade diária para toda pessoa. Bem sabemos que nem todos disponibilizam de tempo suficiente para executar tais cuidados em virtude da correria nas tarefas cotidianas. O resultado é que isto acaba gerando uma série de problema no futuro.

Mas, se prefere parar um pouco e refletir sobre o assunto, saiba que um dos cuidados que mais você deveria atentar é quanto ao nível de colesterol no sangue visto que ele é responsável por inúmeros problemas de saúde que afetam diversas pessoas. Um dos principais são problemas de coração, pressão alta, má circulação sanguínea, dentre outros. Para um maior cuidado, inicie pela alimentação.

Ela ajuda no cuidado e combate ao colesterol alto. No entanto, poucos conseguem se esforçar para isto. Para evitar ter o colesterol alto, é importante investir em uma alimentação balanceada e muito saudável. Neste artigo enfatizaremos alguns tipos de alimentos que proporcionam hábitos e uma vida mais saudável.

Para início, deve-se reduzir o consumo de gorduras saturadas as quais estão sempre presentes em carnes gordas, margarinas, óleo de côco, queijos amarelos, maionese, dentre outros gêneros alimentícios. Eles possuem uma quantidade excessiva de gorduras e que se forem ingeridos resultarão em aumento significativo do nível de colesterol do organismo.

É preciso investir bastante em alimentos ricos em fibras como o feijão e ervilhas, por exemplo. Eles têm um efeito de isolar os ácidos biliares e acabam reduzindo o colesterol no sangue. Salientamos que as frutas, vegetais, grãos de aveia e carne de peixe são excelentes aliados no combate contra este problema.

Leia Também:  Colesterol Alto: Consuma Morango e Linhaça

Alimentos fritos são perigosos. Eles devem ser substituídos pelos assados e grelhados visto que o óleo aquecido torna-se até cinco vezes mais nocivo à saúde que se estivesse em seu estado normal.


Conheça agora alguns dos principais tipos de alimentos que ajudam a controlar o colesterol:

  • Aveia: Ela é uma fibra solúvel que consegue remover o colesterol da corrente sanguínea. Além disso, é rica em vitamina B e E.
  • Alho: É rico em vitamina E. Para quem não sabe, ele impede que moléculas gordurosas fiquem presas nas paredes das artérias. Enfatizamos também que ele contém compostos alílicos e selênia os quais ajudam a reduzir o LDL.
  • Peixes: Arenques, sardinha, salmão, cavalinha e atum são peixes com uma grande quantidade de ácidos graxos ômega-3. São ideais para substituir as carnes vermelhas.
  • Maçã, cenoura e laranja: São ricas em fibra solúvel mais conhecida como “pectina” cuja função é auxiliar na redução do colesterol.

Além de alimentos saudáveis temos outros itens que se destacam. São as práticas esportivas e os exercícios físicos. Eles são fundamentais neste processo e, se executados com maior frequência, proporcionarão uma saúde com mais qualidade através da redução do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom). Portanto, é preciso cuidar da saúde antes que ela não suporte as extravagâncias e você acabe sendo uma vítima de sérios problemas no futuro.

Top