Rede de dormir na decoração

A rede de dormir é um utensílio de origem indígena, mas que ainda continua fazendo sucesso na decoração das casas. Esta peça, normalmente confeccionada…

Por Isabella Moretti em 23/12/2012

A rede de dormir é um utensílio de origem indígena, mas que ainda continua fazendo sucesso na decoração das casas. Esta peça, normalmente confeccionada de forma artesanal, proporciona aos moradores alguns momentos de descanso, tranquilidade e relaxamento.

A rede de dormir favorece o conforto e a tranquilidade. (Foto:Divulgação)

A princípio, a rede era usada para decorar os espaços de residências mais rústicas, como a casa de praia, fazenda, sítio ou chácara. Com o tempo, a peça começou a ser valorizada em outros contextos, principalmente no urbano. Hoje, é possível encontrar redes decorando até mesmo apartamentos modernos.

A rede não serve apenas para dormir, ela também pode ser usada como acomodação confortável para ler um livro, sentir a brisa soprando ou simplesmente ouvir o canto dos pássaros.

Saiba mais: Suporte para rede, preços, onde comprar

Dicas para usar rede de dormir na decoração

As redes de descanso combinam com um espaço semiaberto, ou seja, que permite contato com a natureza e ofereça bons momentos de tranquilidade. Uma das áreas mais apropriadas para instalar uma rede é a varanda.

A varanda que conta com uma rede é muito mais confortável e aconchegante. No entanto, antes de aderir à peça, é importante verificar se o espaço do cômodo é realmente favorável. Em áreas muito pequenas, a rede pode não ser a melhor opção, pois ela não terá condições para balançar e pode até oferecer riscos aos moradores.

Além da varanda, outros ambientes da casa também podem contar com a presença da rede de descanso na decoração. A sala de estar ou a sala de leitura adquirem um charme especial quando a acomodação de origem indígena passa a fazer parte da estética.

Há uma variedade de modelos de rede de descanso. (Foto:Divulgação)

Existem vários modelos de rede de dormir, que vão desde o estilo clássico ao moderno. A peça tradicional normalmente conta com uma trama mais rústica, feita artesanalmente. Já a moderna inova quanto ao design e também aposta em diferentes combinações de materiais.

Entre as alternativas que ajudam a modernizar algum cantinho da casa, vale ressaltar a rede de descanso com formato de cadeira. Esta peça é mais vertical e parece um verdadeiro balanço, perfeito para sentar e relaxar. Outra acomodação interessante baseada na estrutura suspensa é a rede cama, uma peça perfeita para tirar um cochilo e descansar com mais conforto.

A rede cama é uma peça que faz sucesso na decoração moderna. (Foto:Divulgação)

Nem sempre é possível colocar ganchos no ambiente para instalar a rede, neste caso é recomendado optar pelo modelo de rede móvel. A peça pode ser levada para qualquer lugar da residência, seja no quarto ou na beira da piscina. Também existe a possibilidade de comprar o suporte móvel e usar a rede comum.

A rede de dormir por si só já deixa o espaço mais aconchegante, mas ela pode ganhar um toque de charme e aumentar a sensação de conforto através das almofadas coloridas. Estas peças prometem tornar os momentos de descanso na rede mais agradáveis, sem falar que também contribuem com a decoração.

Veja também: Ideias de decoração com redes

Fotos de redes de dormir na decoração

Veja a seguir fotos de redes de dormir na decoração:

Top