Ideias de decoração com redes

As redes de dormir podem estar presentes na decoração dos ambientes externos da casa, como é o caso da varanda. A peça se apresenta…

Por Isabella Moretti em 21/12/2011

Rede de dormir amarela na decoração.

As redes de dormir podem estar presentes na decoração dos ambientes externos da casa, como é o caso da varanda. A peça se apresenta como um verdadeiro indicador de descanso e cria uma atmosfera de acolhimento na residência. Com a chegada do verão, é ainda mais comum as pessoas buscarem maneiras de usar a rede na decoração.

Considerada uma peça de origem indígena, a rede de dormir é um têxtil criado para garantir acomodação confortável nos espaços externos. Entre os índios, o produto ganhou o nome de hamaka e passou a ser confeccionada de forma artesanal com cipó e liana. O tempo passou e a rede de dormir deixou de fazer parte apenas do dia-a-dia dos povos indígenas.

Os colonos portugueses se apoderaram da técnica para confeccionar outros modelos de redes. No Brasil, durante muito tempo a peça foi usada como meio de transporte no qual os portugueses eram carregados pelos escravos negros.

O uso das redes de dormir na decoração

As redes confeccionadas com tecido de algodão são populares na hora de decorar. Elas variam quanto ao tamanho, cor e estampa. As peças também podem apresentar diferentes formas de acabamento, que invocam o trabalho com rendas, bordados, franjas e patchwork. O artesanato acaba se mostrando  um grande aliado na hora de decorar a varanda.

A rede de dormir ajuda a criar um ambiente aconchegante.

Favoráveis para o descanso, as redes de dormir combinam com os demais elementos que compõem a decoração de uma varanda. As poltronas de fibra sintética, cadeiras, namoradeiras e espreguiçadeiras são algumas opções de móveis compatíveis com a rede de dormir.

Na decoração da varanda, a rede de dormir aparece como um acessório suspenso. O têxtil pode ser pendurado em ganchos ou armadores, de modo que preserve o movimento de relaxamento “vem e vai”. Práticas e versáteis, as redes funcionam bem em outros lugares de casa, não apenas na varanda.

Dicas para acertar na rede de dormir

– Caso a proposta se resuma em colorir o ambiente, recomenda-se usar as redes de dormir estampadas.

– As peças têxteis não podem ser lavadas de qualquer forma, é necessário ter cuidado para que não haja danos nas tramas da rede. Evite usar lavadoras porque desbota e desgasta o tecido. O sabão neutro é o produto indicado para este tipo de lavagem.

– Molas, correntes e extensores costumam ser usados para adequar as medidas da rede de dormir na hora da instalação.

Use rede de dormir para decorar a varanda e se preocupe com as combinações que valorizam a peça.

Confortável e charmosa, a rede inova o visual da varanda.

 

 

Top