Recipientes para plantas: dicas, ideias criativas

As plantas alegram a residência e atraem energias positivas. Os vasinhos costumam aparecer em diferentes ambientes, como o escritório, a sala, o quarto e…

As plantas alegram a residência e atraem energias positivas. Os vasinhos costumam aparecer em diferentes ambientes, como o escritório, a sala, o quarto e até mesmo a cozinha. Além de embelezar a casa, as plantas também representam uma forma de terapia para os moradores, pois elas necessitam de cuidados e certa dedicação.

Recipientes alternativos deixam a decoração personalizada. (Foto:Divulgação)

O cultivo de plantas normalmente é realizado em vasos tradicionais, porém existem ideias mais criativas para montar um jardim ou decorar a casa com um toque de natureza. Uma forma de inovar o plantio de flores, folhagens, ervas e arbustos é apostando em recipientes alternativos.

Escolhendo o melhor recipiente alternativo

Ao adotar recipientes caseiros para as plantas, o morador deve tomar o cuidado de reproduzir o ambiente ideal para a espécie, levando em conta a sua necessidade de água e espaço para o crescimento. Ao adaptar utensílios domésticos e materiais recicláveis, é recomendado evitar materiais que absorvem muito calor ou que possuem pouca resistência.

Xícaras se transformaram em recipientes para plantas. (Foto:Divulgação)

O tamanho da raiz é um fator que influencia na escolha do melhor recipiente alternativo. No caso de espécies como fícus e jabuticabeira, a estrutura escolhida para o cultivo deve ser ampla. Mas, se por sua vez a planta tiver raízes finas, como o bambu da sorte, ela pode ser plantada em suportes menores e delicados. Outra observação importante é que, se o recipiente não tem saída para o excesso de água, a irrigação da planta deve ser controlada.

Ideias criativas de recipientes para plantas

Ao invés de usar o cachepô ou qualquer vaso convencional, os moradores podem se sentir a vontade para adotar recipientes econômicos, práticos e inovadores. Veja a seguir algumas ideias que prometem contribuir muito com o paisagismo da casa:

A garrafa PET virou recipiente de planta. (Foto:Divulgação)

Materiais recicláveis
As latas de alumínio, que normalmente servem de embalagens para achocolatado ou leite em pó, são perfeitas para confeccionar recipientes de plantas. Essas peças podem receber um novo acabamento com tintas e adesivos.

Leia Também:  Coleção Fashion Five Riachuelo

Não é apenas a lata de alumínio que pode ser reaproveitada para o cultivo de plantas, o uso das garrafas PET também aparece como uma alternativa prática, barata e ecológica. As embalagens de refrigerante podem até ser usadas na construção de um jardim vertical.

Outros materiais recicláveis podem servir de recipientes para cultivar plantas e inovar o visual do jardim

Saiba mais: Decoração com garrafas pet – dicas

Utensílios domésticos assumem a função de vaso. (Foto:Divulgação)

Utensílios domésticos
Os utensílios domésticos antigos ou que não são usados podem ser reaproveitados como recipientes de plantas. Os potes plásticos, escorredores, jarras, as xícaras, as chaleiras e bacias permitem fazer arranjos delicados e criativos. O próprio regador velho do jardim pode se transformar em um charmoso recipiente para o cultivo de flores ou plantas de porte pequeno.

Canos usados como recipientes. (Foto:Divulgação)

Materiais de construção
Materiais que são usados essencialmente para reformar e construir casas também podem ser transformados em recipientes de plantas, como é o caso das calhas, telhas e canos de plástico.

Veja também: Horta vertical: como montar

Top