Receitas para quem tem hipertireoidismo

Confira receitas para quem tem hipertireoidismo. A tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios essenciais para regular o metabolismo do corpo. Quando…

Confira receitas para quem tem hipertireoidismo. A tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios essenciais para regular o metabolismo do corpo. Quando ela não funciona corretamente, pode desenvolver um quadro de hipertireoidismo, ou seja, a produção hormonal se torna mais acelerada do que o normal.

Receitas para quem tem hipertireoidismo. (Foto Ilustrativa)

Uma pessoa com hipertireoidismo apresenta sintomas típicos, como sensibilidade incomum a luz, inchaço ao redor dos olhos, tremores, palpitações cardíacas, insônia, cansaço e alterações menstruais. O maior de todos os sinais da doença é a perda de peso mesmo com o aumento do apetite.

A vida de uma pessoa com hipertireoidismo não é fácil. Ela precisa tomar remédios para regular a produção de hormônios e também adotar algumas mudanças alimentares. Alguns alimentos auxiliam no funcionamento da tireoide e por isso não podem faltar no cardápio, como é o caso das castanhas, algas marinhas, quinoa, peixes, ovos, leite, carnes vermelhas e laranja. O excesso de açúcar, no entanto, deve ser evitado na dieta.

Leia mais: Hipotireoidismo ou hipertireoidismo: qual a diferença?

Receitas para quem tem hipertireoidismo

Confira a seguir 3 receitas para quem tem hipertireoidismo:

Farofa com castanha

Farofa com castanha. (Foto Ilustrativa)

A castanha é um alimento que auxilia no funcionamento da tireoide, afinal, ela é rica em nutrientes como ômega-3 e selênio. Você pode usar essa oleaginosa no preparo de uma deliciosa farofa. Confira:

Ingredientes

1 kg de farinha de mandioca
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho
500 g de castanha-do-pará
500 g de manteiga
Cheiro verde e sal a gosto

Modo de preparo: coloque na manteiga na panela e frite a cebola. Em seguida, acrescente o alho picado e as castanhas. Quando estiver bem dourado, coloque a farinha. Espere um tempo, até a farofa ficar crocante. Tempere com sal e cheiro verde.

Leia Também:  Coleção Azaleia 2012

Salmão ao molho de ervas

Salmão ao molho de ervas. (Foto Ilustrativa)

Todos os tipos de peixe, especialmente o salmão e o atum, são ricos em iodo, uma substância que faz bem para o funcionamento da tireoide. Veja uma sugestão de prato:

Ingredientes

500 g de filé de salmão fresco
1 colher de suco de limão
1 colher de manteiga
1 cebola picada
1 colher sopa de mostarda
1 caixinha de creme de leite
Cebolinha picada
Salsa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: tempere o peixe com sal, pimenta e suco de limão. Deixe apurar por 10 minutos. Use uma frigideira para grelhar a carne. Em uma outra panela, doure a cebola na manteiga. Em seguida, acrescente a mostarda, a cebolinha, a salsa, o sal e o creme de leite. Sirva o filé de salmão com esse molho delicioso.

Saiba mais: Receita de salmão ao molho branco

Salada de quinoa

Salada de quinoa. (Foto Ilustrativa)

A quinoa é uma poderosa fonte de proteína vegetal, que pode ser usada no preparo de risotos, shakes e saladas. Ela faz bem para a tiroide porque é rica em selênio. Confira uma receita:

Ingredientes

1 xícara de quinoa branca
½ xícara de brócolis cozido
½ xícara de beterraba ralada
½ xícara de coentro picado
½ cebola picada
Sal, azeite e limão

Modo de preparo: cozinhe a quinoa com água por 20 minutos. Depois, coloque a grão em uma tigela e misture com os demais ingredientes: beterraba, brócolis, coentro e cebola. Finalize temperando com sal, azeite e limão.

Veja também: Receitas com quinoa: sugestões, dicas

Agora você já conhece algumas receitas para quem tem hipertireoidismo e pode preparar refeições deliciosas, que contribuem com o funcionamento da tireoide. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária.

Leia Também:  Conheça 4 mitos sobre o consumo de bebidas alcoólicas

Top