Receitas de Sopas Quentes para o Inverno

O Inverno é uma estação que agrada a muitas pessoas, assim como também é algo que incomoda muitas outras. O frio é algo muito…

O Inverno é uma estação que agrada a muitas pessoas, assim como também é algo que incomoda muitas outras. O frio é algo muito particular e tem seus pontos negativos e positivos. No Inverno as pessoas tem a tendência de estarem mais chiques, mesmo por que a Moda tem toques internacionais, principalmente toques europeus. Além da Moda, o clima mais frio muda tudo em uma rotina, inclusive a alimentação. O ser humano acaba se alimentando mais inconscientemente. Essa é uma forma do organismo se manter aquecido.

A culinária para o inverno normalmente é mais pesada e calórica do que a de Verão, exatamente pelo fato de que o corpo precisa acumular gordura para se esquentar. Um dos pratos mais famosos no frio é a Sopa, uma mistura quente de diferentes ingredientes. Sua textura é liquida, podendo ser ingerida em diferentes momentos do dia. Esse é um parto tipicamente muito famoso no Oriente, onde as pessoas consomem vários pratos quentes, inclusive líquidos. Na hora da refeição, por exemplo, o acompanhamento é o saquê, uma bebida morna.

Algumas sopas são preparadas de forma que se mantém quente por mais tempo, sendo ainda mais indicada nos dias frios, quando as pessoas procuram inúmeros métodos para se aquecerem. As receitas de sopas quentes são bem simples e qualquer pessoa pode preparar com alguns ingredientes. Existem diferentes receitas e é você quem escolhe qual agrada mais o seu paladar.

Esse tipo de culinária pode ser desenvolvida para apenas uma pessoa ou mesmo para uma reunião de amigos e familiares. Uma das sopas mais famosas nessa estação é a de mandioca. A sopa de mandioca é bem consistente e cremosa, tento como ingrediente principal uma rica fonte de carboidrato, ou seja, a própria mandioca.

Leia Também:  Sopas leves para aproveitar no Verão

O cardápio de sopas para o inverno tem um grande leque de opções, onde você escolhe os ingredientes e pode preparar as mais diferentes sopas para se aquecer nas baixas temperaturas. As receitas de caldos quentes são famosas principalmente em regiões onde o frio é ainda mais rigoroso, como no Sul do país. A tradicional sopa de legumes também é bastante famosa, mas não é tão quente como outras receitas.

Se você deseja saber sobre como fazer sopas quentes para inverno, confira a seguir um simples exemplo.

Ingredientes

900grs de repolho crespo

250grs de linguiça

150grs de queijo  (fundido ou emental, à sua escolha)

4 fatias largas de pão tipo caseiro, ligeiramente seco

Óleo de oliva

Extrato de tomate

4 colheres (sopa) de queijo ralado

1 dente de alho

Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

Limpe bem o repolho crespo, depois lave, deixe escorrer e corte-o em tirinhas.

Coloque uma grelha funda no forno programado na potência máxima e deixe-a esquentar por 4 minutos.

Neste ponto, disponha na grelha as fatias de pão, em uma só camada, e deixe no forno, ainda programado na potência máxima, por 2 minutos.

Vire as fatias depois de 1 minuto.

Coloque o repolho crespo em um recipiente fundo, com 22-24cm de diêmetro e apropriado para forno microondas; regue com três colheres de sopa de óleo de oliva e um copo de água na qual você já deve ter dissolvido uma colher de sopa bem cheia de extrato de tomate.

Junte os pedaços de linguiça, com a pele já perfurada em vários pontos, tampe o recipiente e leve-o ao forno por 10-12 minutos, na potência máxima.

Leia Também:  Risoto de rúcula e tomate seco

Mexa na metade do tempo.

Enquanto isso, esfregue os dentes de alho cortados ao meio nos pedaços de pão.

Corte em fatias finas o queijo escolhido.

Assim que o repolho crespo estiver cozido, arrume as fatias de pão em um recipiente apropriado para microondas e que possa também ser levado à mesa e polvilhe o queijo sobre elas.

Escorra os pedaços de linguiça, corte em rodelinhas e misture ao repolho crespo.

Ponha sal e pimenta à gosto, depois distribua o repolho com a linguiça pelas fatias de pão.

Regue com o molho que sobrou no recipiente, cubra com as fatias de queijo e leve ao forno, ainda programado na potência máxima, por 3 minutos (se o forno dispuser de técnicas combinadas de cozimento, acenda o grill).

Ao final, deixe a sopa descansar por 2 minutos no forno desligado e sirva bem quente.

Top