Receitas de bolo para quem é intolerante a lactose

Aprenda receitas de bolo para quem é intolerante a lactose. Nessa matéria, você vai conferir os ingredientes necessários e o passo-a-passo para preparar iguarias…

Por Isabella Moretti em 01/12/2015

Aprenda receitas de bolo para quem é intolerante a lactose. Nessa matéria, você vai conferir os ingredientes necessários e o passo-a-passo para preparar iguarias deliciosas, que não levam leite de vaca e, por isso, não causam reações adversas no organismo.

Receitas de bolo para quem é intolerante a lactose. (Foto Ilustrativa)

Receitas de bolo para quem é intolerante a lactose. (Foto Ilustrativa)

A intolerância à lactose é uma doença que atinge muitos brasileiros. Ela tem como principal característica a incapacidade de digerir a lactose, ou seja, um tipo de açúcar encontrado no leite e derivados, como iogurtes, margarinas e queijos. Se não houver uma dieta balanceada, a pessoa com intolerância pode sofrer com sintomas desagradáveis, como cólicas abdominais, flatulência e diarreia.

Leia mais: Dieta para intolerância à lactose

Muitas pessoas acreditam que, para não sofrer com os sintomas da intolerância à lactose, é preciso excluir algumas iguarias deliciosas do cardápio. A boa notícia é que já existem uma série de receitas adaptadas para esse público, que são livres de lactose e não prejudicam à saúde.

Receitas de bolo para quem é intolerante a lactose

Separamos 2 receitas de bolo para quem é intolerante a lactose. Veja:

Bolo de laranja sem lactose

Bolo de laranja sem lactose. (Foto Ilustrativa)

Bolo de laranja sem lactose. (Foto Ilustrativa)

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de suco de laranja coado
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo de canola
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bolo de chocolate sem lactose

Modo de preparo: coloque na batedeira as gemas de ovo, o óleo e o açúcar. Bata bem, até obter um creme claro. Vá acrescentando o suco de laranja aos poucos, sem parar de bater. Acrescente a farinha e o fermento. Em um outro recipiente, bata as claras em neve e misture-as à massa, com o auxílio de um fuê. Unte uma assadeira com farinha e óleo, coloque a massa do bolo e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 30 minutos.

Saiba mais: Diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose

Bolo de chocolate sem lactose

Bolo de chocolate sem lactose. (Foto Ilustrativa)

Bolo de chocolate sem lactose. (Foto Ilustrativa)

Ingredientes

Massa
2 xícaras de chocolate em pó sem lactose
4 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
6 ovos
2 xícaras de óleo
2 colheres de fermento em pó

Cobertura
1 xícara de água
2 colheres de leite de soja
3 colheres de chocolate em pó
2 colheres de creme vegetal
3 colheres de açúcar

Modo de preparo: coloque na batedeira o óleo, os ovos, a água, o chocolate e a farinha de trigo. Bata todos os ingredientes em alta velocidade, até obter um creme homogêneo. Acrescente o fermento em pó por último e misture devagar, com a ajuda de um fuê. Unte uma assadeira com óleo e farinha, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Para verificar se o bolo de chocolate realmente assou, fure a massa com um palito.

Para fazer a cobertura, leve ao fogo o leite de soja, o chocolate em pó, o creme vegetal, a água e o açúcar. Misture com uma colher, até começar a engrossar. Agora é só despejar sobre o bolo.

Veja também: Páscoa para quem tem intolerância a lactose

Agora você já conhece duas sugestões deliciosas de receitas de bolo para quem é intolerante a lactose. Coloque em prática as dicas e sua família com certeza vai amar. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária.

 

Top