Receita de Panetone Caseiro

Aprenda a Como fazer uma deliciosa receita de panetone caseiro para você comemorar uma linda data natalina com sua família e amigos. Essa delícia…

Por Élida Santos em 08/11/2019

Aprenda a Como fazer uma deliciosa receita de panetone caseiro para você comemorar uma linda data natalina com sua família e amigos. Essa delícia apreciada no Natal, também pode ser colocada a mesa o ano todo, só depende do que você gosta e do seu paladar. As receitas são bem simples de serem feitas, embora trabalhosa. Consuma panetone de várias maneiras e veja como ficar de bem com a vida com a culinária no Natal.

panetone de natal

O panetone não pode faltar no seu Natal. (Foto: Divulgação)

Como fazer panetone caseiro vai te ajudar a ter o que servir nessa data muito especial. Na internet, existem diversas receitas de Panetone, porém selecionamos uma que achamos interessante para os leitores e visitantes do blog.

Receita de Panetone

Vamos ensinar através de um passo a passo uma forma rápida e simples de se montar um panetone caseiro, aproveite as dicas e mãos na massa!

Ingredientes

Vamos ter duas etapas, uma para a massa e outra para o recheio.

Ingredientes para a Massa:

  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 4 tabletes de fermento biológico fresco
  • 200g de manteiga
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 6 gemas
  • 1kg de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de água morna

Ingredientes para o Recheio:

  • 2 xícaras (chá) de frutas cristalizadas
  • ½ xícara (chá) de nozes picadas
  • 1 ½ xícara (chá) de uvas passas pretas

Demais Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de margarina para cobrir os panetones

Modo de Preparo do Panetone Caseiro

Massa:

Em uma tigela, coloque a água morna, a farinha de trigo de trigo e o fermento. Misture e deixe descansar por 10 minutos. em seguida, acrescente a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, a farinha e a água morna. Misture até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume. Em uma outra tigela, misture as frutas cristalizadas, as nozes, as uvas passas e reserve.

Divida a massa em quatro partes. Abra cada uma das partes e espalhe o recheio. Enrole como um rocambole, una as pontas e coloque em uma forma para panetone. Repita a operação com as outras partes da massa e deixe descansar por 10 minutos. coloque uma colher de margarina sobre cada panetone e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por 40 minutos ou até dourar.

Dica: antes de passar a margarina sobre o panetone, faça um X sobre o panetone com o auxílio de uma faca para a margarina penetrar mais na massa.
Sugestão: no recheio, colocar chocolate ao leite ou meio-amargo picados.

Vídeos de receitas de Panetone

Não conseguiu fazer apenas com a receita? Calma, abaixo você encontra vídeos tutoriais para fazer receitas de panetone em casa! Aproveite as dicas para seguir a risca e fazer uma maravilhosa sobremesa de Natal.

Mais receitas de Panetone

Caso procure outras receitas de Panetones, abaixo indicamos alguns links onde você encontra deliciosas receitas de Panetone, Chocotone e Panetone Trufado.

E então, o panetone está pronto? Não esquece de nos convidar para saborear essa maravilha!

Top