Receita fácil de batata rústica assada

A receita fácil de batata rústica assada é uma ótima alternativa para quem está à procura de um acompanhamento para carnes, peixes e aves,…

A receita fácil de batata rústica assada é uma ótima alternativa para quem está à procura de um acompanhamento para carnes, peixes e aves, deixando aquele almoço com a família ainda mais agradável e saboroso.

Receita fácil de batata rústica assada (Foto Ilustrativa)

Mais saudável que a tradicional batata frita, a batata rústica assada, também conhecida como batata artesanal, pode funcionar ainda como um delicioso aperitivo, acompanhando a sua bebida favorita, servindo de entrada para a refeição principal.

E como fazer essa deliciosa batata? É o que vamos aprender a seguir, com uma receita fácil e muito simples.

Receita de arroz cremoso com maionese

Receita fácil de batata rústica assada

Os gomos devem ser cortados nem muito finos e nem muito grossos (Foto Ilustrativa)

Para fazer batata rústica assada, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 batatas grandes com casca
  • 5 dentes de alho com casca
  • 4 ramos de tomilho
  • 3 ramos de alecrim
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Sal grosso e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200ºC. Enquanto isso, lave e seque bem as batatas e as ervas, e em seguida, corte as batatas em gomos (na espessura desejada), mas sem descascar. Leve as batatas cortadas para uma panela, cobrindo-as com água, acrescente uma colher (chá) de sal e deixe cozinhar, no fogo alto, por seis minutos (contados quando a água começar a ferver).

Receita de costelinha a moda antiga

Espalhando as batatas pela assadeira (Foto Ilustrativa)

Logo após, retire as batatas do fogo, deixe-as secar bem, em uma peneira, por alguns minutos, e depois leve-as para uma assadeira (antiaderente, de preferência). Agora, junte as ervas, os dentes de alho (com a casca) e regue com azeite, misturando bem, para temperar todos os gomos.

Leia Também:  Receita de Arroz | Aprenda com Passo a Passo

Espalhe as batatas pela assadeira, tendo o cuidado para não encostá-las umas nas outras, e tempere com sal grosso e pimenta-do-reino. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 40 minutos, chacoalhando a assadeira de tempos em tempos e virando as batatas (use uma pinça) na metade do tempo.

Retire do forno, solte as batatas da assadeira (uma espátula pode ajudar) e sirva a seguir.

Variações do prato

Assim que retirar as batatas do forno, sirva-as imediatamente (Foto Ilustrativa)

Agora que você já sabe como fazer batata assada rústica, também pode incrementar essa deliciosa receita com algumas variações, caso queira. Dá para mudar, por exemplo, o tipo de batata que será usado no preparo, experimentando as opções disponíveis na sua região.

Receita de batata recheada com queijo e presunto

Outra possibilidade é acrescentar ervas e temperos diferentes dos citados, para que a batata assada ganhe um gostinho ainda mais especial.

Top