Receita de queijo caseiro

Produzido a partir da coagulação do leite, o queijo é um dos alimentos mais consumidos em todo o Brasil, podendo ser feito por pequenos…

Produzido a partir da coagulação do leite, o queijo é um dos alimentos mais consumidos em todo o Brasil, podendo ser feito por pequenos produtores ou grandes empresas. Ele também pode ser feito facilmente em casa, seguindo as dicas de uma receita de queijo caseiro.

Fazer um queijo em casa é algo bem simples (Foto: Divulgação)

Contando com ingredientes bem simples e muito fáceis de encontrar em qualquer cozinha, o queijo caseiro pode ser feito em poucos minutos e fica muito saboroso, servindo de acompanhamento para outros alimentos, como pães e biscoitos, na hora do lanche, ou mesmo para ser consumido sozinho.

Para fazer queijo caseiro, basta seguir as dicas abaixo e ter um pouquinho de atenção para que tudo saia perfeitamente.

Receita de palitos de queijo: passo a passo

Receita de omelete com bacon

Receita de queijo caseiro

Para ele ficar parecido aos queijos tradicionais, você pode colocá-lo em uma vasilha redonda na hora de gelar (Foto: Divulgação)

Para esta receita de queijo caseiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– Dois litros de leite

– Uma xícara e meia (de café) de vinagre branco

– Uma colher (de sopa) de margarina

– Sal a gosto

Modo de fazer

Coloque o leite para ferver e, assim que ele estiver fervido, desligue o fogo, acrescentando o vinagre. Aguarde cerca de cinco minutos para o leite talhar e, depois, coe esse talho em um pano limpo, para separá-lo do soro, que será jogado fora.

Coloque o talho, a margarina e o sal no liquidificador e bata até ficar uma mistura homogênea. Em seguida, coloque o produto retirado do liquidificador em uma vasilha e leve à geladeira para descansar, durante algumas horas (de cinco a seis horas já é o suficiente).

Continuar Lendo  Receita: Queijo Caseiro

Assim que ele estiver gelado e endurecido um pouco mais, já é possível desenformá-lo, retirando-o da vasilha com mais facilidade, mesmo o queijo estando meio cremoso. Agora ele está pronto para ser consumido.

Dicas

Em pouco tempo o seu queijo caseiro estará pronto para ser consumido (Foto: Divulgação)

Usando esta quantidade de ingredientes para fazer queijo em casa, você terá um queijo de aproximadamente 300 gramas. Vale lembrar que é importante não utilizar leite desnatado, pois o resultado pode ser um pouco diferente.

Outra dica interessante é usar uma vasilha redonda na hora de enformá-lo, se você quiser que o seu queijo caseiro tenha o formato tradicional dos queijos vendidos em qualquer supermercado ou padaria.

Top