Drunkorexia: o que é, sintomas

PUBLICIDADE

Também conhecida como alcoorexia, a drunkorexia é um transtorno misto, capaz de transformar a vida de muitas famílias em um verdadeiro pesadelo. Esclareça as principais dúvidas sobre o assunto e entenda o que é a drunkorexia e quais os sintomas desse problema, que é mais prevalente do que se imagina.

A drunkorexia afeta 30 das mulheres alcoolistas. (Foto: divulgação)

O que é drunkorexia

Os portadores de alcoorexia apresentam tanto os sintomas de anorexia como os de alcoolismo, mas acabam não se encaixando totalmente nos critérios diagnósticos de nenhum desses problemas. De acordo com pesquisas realizadas pelo Center of Motivation and Chance, uma cínica de reabilitação norte-americana, o distúrbio é muito mais comum do que se imagina, e cerca de 30% das mulheres alcoolistas também podem apresentar alguma manifestação de anorexia.

Diferenças entre drunkorexia e anorexia

Os portadores de anorexia normalmente desenvolvem dificuldades de aceitação da própria imagem, de maneira que se tornam mais introvertidos e sofrem em silêncio, sem externar esse tipo de sentimento. Esses pacientes são motivados pela obsessão em emagrecer.

PUBLICIDADE

De maneira contrária, quem tem drunkorexia, especialmente quando se encontra no estado de embriaguez, costuma extravasar os sentimentos de maneira bastante inadequada, podendo ficar agitada, agressiva ou até mesmo agredir outras pessoas. Apesar desses indivíduos também apresentarem preocupações com a perda de peso, sua motivação mais forte é o prazer que a bebida alcoólica proporciona e a preocupação excessiva em se mostrar autossuficientes.

Esse distúrbio misto mescla sintomas da anorexia e do alcoolismo. (Foto: divulgação)

Principais sintomas

As manifestações clínicas de drunkorexia podem variar bastante de acordo com o indivíduo afetado, seu estado nutricional e seus hábitos. De maneira geral o portador do distúrbio deixa de comer para não ganhar peso, mas passa a consumir bebidas alcoólicas exageradamente, com a intenção de se sentir mais livre e se mostrar independente perante seu círculo de convivência.

A maioria dor portadores de alcoorexia são mulheres, com idade entre 25 e 35 anos que foram gordinhas durante a infância ou adolescência. Os principais sintomas de drunkorexia são:

  • Preocupação em transmitir uma ideia de independência;
  • Obsessão e perder peso;
  • Não se alimenta e passa a ingerir bebida alcoólica na tentativa de saciar a fome;
  • Sintomas depressivos;
  • Distorção da imagem corporal;
  • Dificuldade em perceber ou admitir o problema.

A combinação entre o alcoolismo e a anorexia pode ser fatal, com efeitos devastadores no organismo, podendo facilmente causar quadros de intoxicação alcoólica grave e até mesmo coma alcoólico. Em longo prazo a principal complicação é uma alteração do metabolismo hepático, que favorece o aparecimento de outras doenças importantes, como a cirrose.

Quem tem o problema bebe pelo prazer do álcool e para se mostrar independente. (Foto: divulgação)

A drunkorexia é um problema grave, que requer uma intervenção rápida para que possa ser instituído o tratamento adequado, geralmente lento e que necessita do uso de medicamentos e psicoterapia. Por isso é importante saber reconhecer os sinais do problema e, caso conheça alguém com os sintomas, orientar.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.