Receita de bolo de fubá com goiabada

Bolo de fubá tem jeito de casa de vó. Só o aroma dessa verdadeira delícia já lembra a infância. Esse tipo de bolo é…

Por Élida Santos em 27/06/2016

Bolo de fubá tem jeito de casa de vó. Só o aroma dessa verdadeira delícia já lembra a infância. Esse tipo de bolo é algo que pode ser consumido no café da manhã ou da tarde, como lanche das crianças na escola, ou simplesmente, pode estar entre as comidas típicas da festa junina e julina.

Bolo de sobremesa sempre é bom (Foto: Divulgação)

Aprenda a fazer bolo de fubá com goiabada

Mas, o que muitos não sabem, que é existe a possibilidade de investir em uma receita  mais saborosa de bolo de fubá. Algumas pessoas colocam caldas nesse tipo de bolo e até recheios que dão um toque especial. Veja a seguir como fazer uma receita de bolo diferenciada de bolo de fubá com goiabada.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • Ervadoce se quiser
  • 1 copo (americano) de fubá
  • 1 copo (americano) de leite
  • 1 copo (americano) de açúcar
  • Goiabada em pedaços
  • 1 copo (americano) farinha de trigo
  • 1/2 copo (americano) de óleo
  • 1 colher de fermento em pó

Goiabada combina com fubá (Foto: Divulgação)

Modo de fazer um bolo de fubá com recheio de goiabada

Para começar o seu bolo de fubá com recheio de goiabada, misture no liquidificador o ovo, o leite, o óleo, o açúcar, o fubá e bate bem até virar uma massa homogênea. Depois disso, coloque esta massa em um recipiente e misture com a farinha e o fermento em pó, e se quiser pode misturar uma pitada de erva-doce.

Depois dessa parte do processo, coloque a seguir, em uma forma untada com manteiga e farinha, coloque um pouco da massa, e camadas de goiabada, faça este processo várias vezes, até acabar com a massa por cima da goiabada. É esse jeito de colocar a massa que faz com que quando asse fique tudo misturado. Vai demorar de 30 a 40 minutos para que o seu bolo fique pronto. O seu bolo de fubá com goiabada ficará uma delícia e poderá ser servido com café fresquinho e suco natural, que tudo combina.

O fubá traz inúmeros benefícios ao organismo (Foto: Divulgação)

O fubá traz inúmeros benefícios ao organismo (Foto: Divulgação)

Benefícios do Fubá

O fubá, nada mais é do que o milho triturado e moído que pode ser utilizado para várias receitas doces e salgadas, como bolo, pães, panquecas, polenta e aveia. O fubá também é muito utilizado por pessoas que tem intolerância a glúten, ou aquelas que tem a doença celíaca. O fubá é um alimento rico em gordura insaturada que é extremamente saudável para o coração. A farinha de milho possui 100 gramas de proteína em apenas 100 gramas de farinha. O mais importante é que o fubá não apresenta nenhum tipo de colesterol, ou seja, ele é extremamente saudável.

Fubá ajuda no emagrecimento (Foto: Divulgação)

Fubá ajuda no emagrecimento (Foto: Divulgação)

Fubá ótima fonte de fibras

O fubá é um alimento rico em fibras, ou seja, em apenas 100 gramas de farinha de milho, que é o fubá, tem 9,4 gramas de fibras o que representa a quantidade de 38% das 25 gramas que as mulheres precisam ingerir todos os dias. Estudos comprovam que a quantidade adequada de fibra ingerida diariamente é fundamental para evitar doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Acrescentando o fubá na sua dieta diária, preparado de forma saudável pode trazer inúmeros benefícios, incluindo o emagrecimento, além de ferro e zinco.

Bolo de fubá fonte de ferro (Foto: Divulgação)

Bolo de fubá fonte de ferro (Foto: Divulgação)

Por que fubá emagrece?

O fubá é excelente para quem quer emagrecer, uma vez que ele é fonte de fibras e proporciona maior saciedade. As fibras no organismo, desde que, ingeridas de forma adequada podem ser extremamente benéficas, mas é preciso observar que ao ingerir fibras é preciso, também ingerir muita água, no mínimo 2 litros por dia. Se o intestino não for hidratado pode dar efeito rebote, ou seja as fibras podem fazer com que o indivíduo não consiga evacuar sendo prejudicial ao organismo. Portanto lembre-se sempre, quando ingerir fibras é preciso beber muita água.

Bolo de fubá é benéfico ao sistema imunológico e previne doenças (Foto: Divulgação)

Bolo de fubá é benéfico ao sistema imunológico e previne doenças (Foto: Divulgação)

Importância da boa alimentação

O fubá também é fonte de ferro, que é o nutriente responsável pelas defesas do organismo que é feita por intermédio dos glóbulos vermelhos. Além disso o fubá também fornece ao organismo potássio, magnésio e fósforo. Com um alimento tão rico, como o fubá, ele não pode faltar nas suas receitas diárias. Saiba que existem várias maneiras de preparo do fubá, desde receitas doces até receitas salgadas. Você não pode deixar de usar, principalmente se quiser emagrecer e manter a forma. O fubá oferece muita praticidade no preparo e você pode usar a farinha em seu benefício.

Top