Receita de Bolo de Frutas

A receita de bolo de frutas é feita na batedeira com uma massa básica feita com farinha de trigo e ovos, recheio de leite…

Por Editorial MDT em 18/02/2013

A receita de bolo de frutas é feita na batedeira com uma massa básica feita com farinha de trigo e ovos, recheio de leite condensado e amido de milho, calda de açúcar e cobertura de chantilly e frutas. Pode ser um pouco demorada para fazer, mas é deliciosa e você pode usar suas frutas preferidas para o recheio e cobertura do bolo. Saiba como fazer:

Dê asas a sua imaginação e decore o bolo como preferir (Foto: divulgação)

Receita de Bolo de Frutas

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha peneirada

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite quente

4 ovos

1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio

1 lata de leite condensado

1 lata de leite (pode ser a mesma do leite condensado)

2 colheres (sobremesa) de amido de milho (dissolvido em ½ xícara (chá) de leite)

1 colher (chá) de margarina

2 gemas de ovo

Calda

1 ½ xicara de água

3 colheres de sopa de açúcar

Para enfeitar

Frutas picadas a gosto

300 ml chantilly batido

Bolo de frutas (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Na batedeira, bata as claras em neve, junte as gemas e continue batendo até conseguir um creme claro e o volume dobrar. Junte o açúcar, bata por mais um tempinho. Com a batedeira desligada junte o leite quente. Em seguida, junte a farinha de trigo e o fermento até conseguir que a massa do bolo de frutas fique homogênea e lisa. Separe uma forma redonda com 23 cm de diâmetro e unte o fundo com margarina, forre com papel-manteiga, unte o papel e ponha a massa. Asse durante 40 minutos em forno na temperatura média.

Saboreie suas frutas favoritas como recheio e cobertura de bolo (Foto: divulgação)

Para fazer o recheio do bolo de frutas, tire a película das gemas – você pode fazer isso usando uma peneira de malha. Com um garfo, fure as gemas e deixe escorrer pela peneira – e passe para uma panela. Junte os demais ingredientes e deixe cozer em fogo baixo. Mexa sem parar até que engrosse. A calda é feita levando o açúcar e a água ao fogo, até que o primeiro dissolva. Aguarde esfriar.

Veja também: Bolo decorado com frutas: fotos 

Receita: Bolo de Cascas de Frutas

Depois que o bolo de frutas estiver assado, corte-o em círculo e deixe uma margem nos lados com dois centímetros. Remova o meio do bolo, reserve, mas deixe o fundo. Umedeça o meio do bolo, coloque o recheio e em seguida ponha a outra parte do bolo umedecida. Ponha metade das frutas picadas, cubra com chantilly e acrescente a outra metade do bolo reservado. Enfeite com uma cobertura de chantilly e com as frutas que sobraram.

 

Top