Quem recebe auxílio-doença pode fazer empréstimo?

Felipo Bellini 17/11/2021 Notícias

O auxílio-doença é um benefício garantido pelo Governo para funcionários que necessitem se ausentar do trabalho por motivos de saúde para se tratar. As doenças que podem levar alguém a se ausentar temporariamente do trabalho são muitas, e podem variar entre doenças graves (como síndrome da imunodeficiência, câncer ou qualquer tipo de doença que seja ou possa ser tratada como terminal).

No entanto, por estarem a receber auxílio durante o período de ausência, muitas pessoas se questionam se é possível solicitar um empréstimo ao banco durante esse período. Confira abaixo.   

Quais benefícios pode fazer empréstimo?

Não são todos os benefícios oferecidos pelo INSS que são consignáveis. É importante salientar que existe uma diferença entre “beneficiário” e “segurado”: enquanto o primeiro tem a concessão dada de maneira permanente pelo INSS, o segundo é alguém que contribui mensalmente à Previdência Social, recebe assistência em caso de precisar parar ou se ausentar do trabalho, e até mesmo solicitar a aposentadoria por invalidez se necessário.

Quem recebe auxílio-doença pode fazer empréstimo (2)

Fonte/Reprodução: original



Tendo essa diferença em mente, o auxílio-doença é um benefício disponível para aquele funcionário que precisou se ausentar do ofício por motivos de saúde (principalmente em caso da doença, ou acidente, ter ocorrido no ambiente de trabalho). Portanto, aquele que for beneficiado pelo auxílio-doença — agora auxílio por invalidez temporária — não pode solicitar empréstimo consignado. Nestes casos é mais aconselhável que o funcionário busque o cheque especial, recorra a cartões de crédito, financiamentos ou até mesmo solicite a antecipação do 13.º salário.

Em casos como aposentadoria por idade ou invalidez, tempo de serviço ou contribuição, pensão por morte e benefícios acidentários é possível realizar um empréstimo consignado ao aposentado ou para seus dependentes no caso da pensão por morte (solicitada pelo aposentado ainda em vida).

Qual banco faz empréstimo para auxílio-doença?

O banco responsável por fazer você receber o auxílio-doença — ou demais benefícios providos pelo INSS — é o mesmo banco que será utilizado para a solicitação de um empréstimo, mas mediante apresentação de atestado médico ou quaisquer outros documentos que sejam capazes de comprovar a doença, ou incapacitação em questão. 

Como conseguir um empréstimo com auxílio-doença?

Já que o auxílio-doença é um benefício que não permite o empréstimo consignado, não quer dizer que o beneficiário esteja isento de realizar empréstimos de uma maneira geral. Empréstimos com garantia, financiamentos e cheque especial são outras modalidades de empréstimos que podem ser realizados por quem tem o auxílio-doença.

Outros artigos

Modelos de Recibo de Serviço

18/11/2015

Modelos de Recibo de Serviço

Modelos de Recibo de Serviço. O recibo de pagamento é sempre muito importante para provar que você recebeu ou pagou certa quantia em dinheiro por um determinado prod...