Raciocínio: como treinar o seu

A mente humana, assim como corpo, precisa de treino para funcionar melhor. Um jogador de futebol não pode simplesmente entrar em campo sem fazer…

A mente humana, assim como corpo, precisa de treino para funcionar melhor. Um jogador de futebol não pode simplesmente entrar em campo sem fazer o aquecimento, o treino e aprender as estratégias pensadas pelo treinador. Do mesmo modo, uma pessoa não consegue raciocinar rapidamente se o seu cérebro não estiver bem treinado.

Para tanto, são necessários vários exercícios para treinar o seu raciocínio. Esses são os exercícios de lógica, que podem ser encontrados na internet ou em apostilas para concursos públicos vendidas em bancas de jornais e em livrarias. Além de aumentarem o seu raciocínio, esses exercícios contribuem para melhorar a sua memória e para fazer com que os seus estudos sejam melhor aproveitados.

No entanto, é preciso começar pelos exercícios mais fáceis para então partir para os mais complicados, pois senão a sua mente será muito forçada e você ficará cansado, muitas vezes chegando a desistir de fazê-los. Tente entender a dinâmica de cada tipo de exercício, pois os próximos seguirão mais ou menos a mesma lógica, até que você consiga chegar aos mais difíceis.

Nunca passe para o exercício mais difícil antes de ter compreendido o mais fácil após saber a sua resposta, pois seria o mesmo que “tampar o sol com a peneira”. Ou seja, se você não conseguir chegar aos resultados, veja a resposta no final da apostila, porém, não passe adiante caso não tenha entendido como ela foi encontrada.

Nos momentos de folga, ao invés de assistir televisão ou ouvir música, opte por revistas de passatempos como palavras-cruzadas ou sudoku, pois elas ajudam a treinar o raciocínio lógico.

As palavras cruzadas são ótimas para a memória e aumentam os seus conhecimentos gerais e o seu vocabulário. Já o sudoku, um passatempo japonês, é bom para treinar o seu raciocínio matemático. Portanto, enquanto estiver no ponto de ônibus, no trem, no metrô ou no avião, coloque essas revistas na sua bolsa, e não se esqueça da caneta para preenchê-las.

Leia Também:  Receita de panquecas de soja

Jogos como o xadrez e as damas também fazem com que o raciocínio seja treinado. Por isso, nos momentos de lazer, prefira esses tipos de jogos, já que eles estarão contribuindo para que o seu pensamento fique mais ágil e esperto. Portanto, quando for à praia com os amigos, ande sempre com um tabuleiro sob os braços em caso de chuva.

O cérebro precisa ser exercitado constantemente para que o nosso raciocínio fique mais rápido. Sendo assim, é preciso encontrar exercícios que o despertem para novos conhecimentos e desafios. Esse é o segredo das grandes mentes, principalmente daquelas que passam em bons vestibulares e concursos públicos.

Top