Rachadura nos seios: como tratar

A rachadura nos seios é um problema bastante comum, especialmente entre aquelas mulheres que estão amamentando pela primeira vez. Em alguns casos, a situação…

A rachadura nos seios é um problema bastante comum, especialmente entre aquelas mulheres que estão amamentando pela primeira vez. Em alguns casos, a situação pode ser tão grave a ponto de prejudicar ou até mesmo impedir a amamentação devido à intensa dor provocada pelas lesões. Acabe com as principais dúvidas sobre o assunto e confira as dicas de como tratar as rachaduras nos seios.

Como evitar as fissuras

Tomando algumas medidas simples é possível evitar esse tipo de problema e amamentar a criança sem grandes problemas. O primeiro passo para não sofrer com as rachaduras é observar a pega e o posicionamento do bebê durante as mamadas.

O ideal é que o pequenino abocanhe todo mamilo e a maior parte possível da aréola. O posicionamento mais adequado da criança é com a cabecinha colocada bem a frente do peito, e a barriguinha apoiada na barriga da mãe. A pega inadequada é o principal fator responsável pelo aparecimento das fissuras nos seios e pode ser facilmente resolvido.

Outra dica importante, especialmente nos primeiros dias de amamentação, quando os seios estão bastante cheios e endurecidos, é extrair manualmente um pouco do leite da região em volta dos mamilos, para deixar mais macio e facilitar a pega correta do mamilo e aréola.

Dicas para tratar as rachaduras nos seios

Confira algumas dicas para acabar com as rachaduras nos seios de uma vez por todas e amamentar o bebê sem sofrer com a terrível dor nos mamilos.

  • Não lave ou limpe os seios depois das mamadas. Uma dica poderosa é deixar o leite que saiu dos seios ou até mesmo o que escapou da boquinha do bebê secar naturalmente na pele das mamas, pois o leite materno é rico em substâncias que são protetoras naturais e combatem a inflamação e infecção. Além do mais, o leite materno atua como um hidratante para os mamilos, acelerando o processo de cicatrização;
  • Separe alguns minutos do dia para tomar sol nas mamas. O ideal é que esse momento seja realizado diariamente por, pelo menos, 15 minutos. O sol também funciona como um cicatrizante natural e ajuda a manter os mamilos saudáveis. É muito importante lembrar de tomar os devidos cuidados para evitar queimaduras nos seios, dando preferência pelo sol da manhã ou do fim da tarde;
  • Caso os sintomas estejam mais exacerbados em um dos seios, tente iniciar as mamadas pelo lado menos dolorido, facilitando, assim, a descida de leite na outra mama;
  • Evite a automedicação. O uso de remédios durante a amamentação só pode ser feito sob supervisão médica.
Leia Também:  Saias para o verão 2014

As rachaduras nos seios são problemas frequentes e capazes de comprometer o aleitamento materno. Vale a pena saber mais a respeito do assunto e seguir as dicas para evitar e tratar as fissuras nos mamilos.

Top