O aleitamento materno é a alimentação do início da vida do bebê. Além de um alimento nutricionalmente completo, ainda promove a afetividade entre a mãe e o filho. A criança encontra no leite materno todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Mas é possível que a mulher enfrente alguns problemas, principalmente no início da amamentação, que podem ser evitadas com algumas precauções, não a impedindo de amamentar.
Problemas que podem atrapalhar a amamentação
-
Fissuras do mamilo – bico do peito rachado
Acontecem pela má posição da criança quando mama, impedindo-a de fazer uma sucção correta.
Para evitar
Expor os mamilos ao Sol, usar sutiã de algodão com orifício para o mamilo, passar bucha sem sabão nos seios durante o banho, não passar hidratante no mamilo, lavar os mamilos com o próprio leite, mudar a posição do bebê nas mamadas. Em casos graves, suspender a amamentação e passar a ordenhar a mama para o bebê.
-
Ingurgitamento mamário – peitos muito cheios e doloridos
O ingurgitamento mamário consiste em parte no aumento da quantidade de sangue e fluídos nos tecidos que suportam a mama (congestão vascular) e de certa quantidade de leite que fica retido na glândula mamária.
Para evitar
Amamentar logo após o parto, verificando se o bebê mama em posição correta, retirar o leite manualmente quando necessário, usar sutiã firme e confortável, aplicar compressas geladas ou quentes sobre os seios, massagear em círculos a começar do mamilo para o resto do seio.
-
Mastite – inflamação da mama
O acúmulo de leite sem a ordenha de alívio pode facilitar o início da mastite, que é facilmente diagnosticado pelo quadro clínico de mamas quentes, febre, dor a palpação e com possível secreção de pus.
Para evitar
Deixar a criança mamar em livre demanda, verificando se a sua posição e pega estão corretas. Quando o bebê não chega a esvaziar a mama por completo, é recomendado fazê-lo por ordenha. Aplicar compressas molhadas antes de cada mamada e a utilização de analgésicos, com receita médica, podem ajudar.
-
Ducto bloqueado – leite empedrado
Acontece quando não se esvazia completamente um ou mais canais, ficando endurecido e impedindo a passagem do leite, causando dor no local.
Para evitar
Verificar se a pega do bebê está adequada e variar sua posição de mamar, dando prioridade para o lado mais doloroso. Aplicar massagem em círculos da aréola para o restante dos seios ajuda com essa dificuldade.
Independente do problema, o momento da amamentação é extremamente importante para o desenvolvimento da criança, um ato de carinho que aproxima a família e trará reflexo positivo física e mentalmente, por toda a sua vida.