Quero ser palestrante: 5 dicas para se tornar um

Na matéria “Quero ser palestrante: 5 dicas para se tornar um”, você conhecerá algumas estratégias para conseguir construir uma carreira de sucesso dando palestras.…

Por Isabella Moretti em 02/04/2015

Na matéria “Quero ser palestrante: 5 dicas para se tornar um”, você conhecerá algumas estratégias para conseguir construir uma carreira de sucesso dando palestras. O mercado tem oferecido muitas oportunidades, principalmente para os profissionais que se destacam com as suas apresentações.

Quero ser palestrante 5 dicas para se tornar um. (Foto: Divulgação)

Muitas possuem o sonho de ganhar dinheiro dando palestras, assim como Roberto Shinyashiki, o maior palestrante do Brasil. Ele tem um currículo impressionante e as suas apresentações são contratadas por várias empresas em todo país. Além de possuir vários livros publicados, Roberto é médico-psiquiatria e tem doutorado na área de Administração de Empresas.

Quer ser como Roberto Shinyashiki e muitos outros palestrantes vitoriosos? Então saiba que o caminho não é tão simples como parece.

Confira: Como ser palestrante – 06 dicas que vão te ajudar nessa Profissão

Quero ser palestrante: 5 dicas para se tornar um

Nos tópicos a seguir da matéria “Quero ser palestrante: 5 dicas para se tornar um”, iremos apresentar algumas orientações para que você consiga construir uma trajetória vitoriosa. Confira:

1. Escolha um tema e se especialize

Torne-se um especialista no assunto da palestra. (Foto: Divulgação)

O primeiro passo para se tornar um palestrante é escolher um tema dentro da sua área de formação e se especializar nele. Faça cursos de pós-graduação, mestrado e até mesmo doutorado para se tornar uma autoridade no assunto. Também é interessante para o currículo desenvolver pesquisas, escrever artigos científicos e ter experiência no mercado de trabalho.

2. Aprenda a passar a mensagem

Muitos profissionais possuem um currículo brilhante, mas enfrentam dificuldades na hora de transmitir a mensagem ao público. Isso acontece porque eles não conhecem as técnicas de apresentação e oratória. Para se tornar um bom palestrante, é fundamental aprender a estruturar a palestra e controlar o nervosismo na hora de expor o conteúdo.

É fundamental saber transmitir a mensagem. (Foto: Divulgação)

Veja também: Palestras gratuitas do Sebrae sobre negócios

3. Utilize um bom material

Organize a apresentação com slides claros, objetivos e visualmente agradáveis. Trabalhe apenas com tópicos e evite excesso de texto. Também vale a pena incluir alguns vídeos e animações para acabar com a monotonia.

4. Fale sobre coisas que você viveu

Experimente falar sobre coisas que você viveu. (Foto: Divulgação)

Ter conhecimento teórico é fundamental para montar uma boa palestra, mas também é importante contar histórias para conquistar a empatia das pessoas. Na hora de palestrar, fale sobre as coisas que você viveu, que envolvam a vida pessoal ou profissional. Contar fatos reais relacionados ao tema da palestra é uma forma da audiência se sentir mais próxima do palestrante, como se fosse uma conversa.

5. Esteja preparado para imprevistos

Vida de palestrante é uma loucura. São muitos contratos e viagens constantes para diversos lugares do Brasil e do mundo. Para evitar contratempos, o profissional precisa carregar o seu próprio material para dar as palestras, ou seja, slides, vídeos e controle de apresentação. Minutos antes de subir ao palco, vale a pena testar os equipamentos para ver se tudo está funcionando corretamente.

Leia mais: Como montar palestras: 5 dicas para montar uma palestra motivante

Gostou da matéria “Quero ser palestrante: 5 dicas para se tornar um”? Tem mais alguma sugestão para fazer palestras de sucesso? Deixe um comentário.

Top