Estados Unidos está paralisado: entenda

Isabella Moretti 08/10/2013 Notícias

Os Estados Unidos se encontra paralisado em virtude de uma situação que envolve a política do país. Grande parte do setor público parou de funcionar, um fato que não acontecia há 17 anos.


Divergências entre republicanos e democratas causaram a paralisação. (Foto:Divulgação)

No final de 1995 e início de 1996, os Estados Unidos foi afetado por um problema semelhante. Na época, os serviços não essenciais ficaram paralisados por 26 dias. Quem presidia era o democrata Bill Clinton.

Motivos da paralisação nos EUA

O impasse que está afetando os EUA é provocado por divergências políticas. A câmera dos representantes, que funciona de forma semelhante à câmera dos deputados, tem maioria republicada. Já o Senado é formado principalmente por democratas, partido do presidente Barack Obama.

As duas casas do congresso americano não estão se entendendo com relação há diversos temas. O principal ponto, por sua vez, é a reforma de saúde.

As divergências políticas do congresso fizeram com que o Orçamento dos EUA para 2014 não fosse liberado para gastos não essenciais.

Aproximadamente 800 mil trabalhadores foram colocados em licença não remunerada. (Foto:Divulgação)

O setor público resolveu parar porque o governo federal ficou sem autorização para realizar alguns gastos. Aproximadamente 800 mil trabalhadores foram colocados em licença não remunerada.

Não falta dinheiro para arcar com as despesas dos serviços não essenciais, mas sim autorização.

Impacto da paralisação nos EUA

Por causa da paralisação, diversos serviços foram prejudicados nos Estados Unidos, como é o caso dos parques nacionais e museus. Os setores de emissão de passaporte e visto também poderão ser prejudicados em virtude da não aprovação do orçamento. Tudo indica que o pagamento de alguns benefícios sofrerão com atraso, tal como o processamento dos impostos.

Em Washington, capital dos EUA, o serviço de coleta de lixo pode ser interrompido por causa da paralisação.

Alguns setores não foram afetados até agora, como é o caso dos serviços médicos, correios, serviços militares, controle de tráfego aéreo e pagamento de pensões.

O congresso norte-americano precisa chegar a um consenso. (Foto:Divulgação)

Com os Estados Unidos paralisados, a economia acaba sendo prejudicada.  Em geral, o país pode sofrer com dificuldades na venda de títulos para financiar e taxas elevadas de juros.

Para que a paralisação nos EUA seja resolvida, o congresso norte-americano precisa chegar a um consenso, superando assim as divergências entre Democratas e Republicanos.  Os milhares de trabalhadores do setor público permanecerão sem trabalhar até que uma nova resolução continuada seja aprovada e garanta uma espécie de ‘licença provisória’ para os gastos não essenciais.

Outros artigos

Como escolher a cor ideal para o cabelo

12/12/2011

Como escolher a cor ideal para o cabelo

A mulher moderna já não fica apenas com uma cor de cabelo. Com o passar dos anos, a ideia é ir mudando, tanto a cor quanto o corte. Ter sempre a mesma aparência ...