Como montar palestras: 5 dicas para montar uma palestra motivante

Como montar palestras: 5 dicas para montar uma palestra motivante

Como montar palestras? – Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam seguir carreira como palestrantes. Não basta apenas falar bem em…

Por Isabella Moretti em 01/04/2015

Como montar palestras? – Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam seguir carreira como palestrantes. Não basta apenas falar bem em público, também é preciso dominar o assunto e estar preparado para questionamentos. Nessa matéria iremos apresentar algumas dicas para que você possa realizar uma palestra de sucesso.

Como montar palestras. (Foto: Divulgação)

O trabalho do palestrante não é uma tarefa fácil. Ele precisa deixar a timidez de lado, controlar o nervosismo e subir ao palco. Também deve ter uma boa dicção para falar e compartilhar os seus conhecimentos com a plateia. A simpatia também é algo essencial para que a sua apresentação não se torne monótona e chata.

Para lhe ajudar nesse processo, de entender como funciona a profissão e também tirar todos os seus medos, recomendamos o acesso ao Mini Curso Gratuito de Palestras do Roberto Shinyashiki que dará todos os passos para se tornar um palestrante de sucesso.

Leia mais: Palestras Gratuitas Sobre Hotelaria e Turismo

Como montar palestras

Separamos algumas dicas de como montar palestras. Confira:

Estude muito

Mesmo você sendo uma autoridade no assunto sobre o qual está falando, é fundamental estudar. Estude os conceitos e busque exemplos práticos. Leia notícias, artigos científicos, livros e outros materiais que possam ampliar os seus conhecimentos sobre o tema. Lembre-se também de fazer as suas próprias anotações (nada de copiar e colar conteúdo).

Para montar uma boa palestra é preciso estudar muito. (Foto: Divulgação)

Separe os tópicos mais importantes

Na palestra, não dá para explicar tudo nos mínimos detalhes, por isso é recomendado destacar os tópicos principais. Esse cuidado também ajuda a organizar a apresentação.

Monte um roteiro da sua palestra

Para conseguir falar sobre todos os tópicos dentro do tempo disponível, é muito importante seguir um roteiro. Defina como você vai expor os seus conhecimentos e a ordem dos assuntos que serão abordados na apresentação.

Confira: Como preparar uma palestra

Elabore slides claros e objetivos

Para dar suporte à palestra, é fundamental contar com uma boa sequência de slides. O conteúdo exposto deve ser claro, curto e objetivo. Lembre-se que essa apresentação precisa expor apenas os tópicos principais para que você possa organizar a sua fala. Colocar textos grandes e cansativos na tela é algo que tira a credibilidade do palestrante e não chama a atenção do público.

->>>>> Bônus: Mini Curso GRÁTIS para aprender a fazer palestras e ganhar dinheiro. Inscreva-se!

Conte com o apoio de slides claros e objetivos. (Foto: Divulgação)

Não seja chato ou monótono

O palestrante precisa tomar cuidado para não ser formal demais e acabar cansando o seu público. O ideal é que a apresentação seja encarada com seriedade, mas ela também pode ter momentos de descontração e de interação com a plateia.

Estude bastante com os melhores profissionais

Conhecer o mercado e saber porque esse mercado pode ser tão lucrativo é essencial, por isso, fazer cursos, conversar e fazer networking com pessoas da mesma área é essencial, seja para montar palestras motivadores, mas também palestras que vendam. Existem alguns cursos online que auxiliam nesse processo. Conheça o principal deles, clicando aqui.

Ensaie em casa

Para ter uma boa performance no palco e falar com confiança sobre o tema da palestra, nada melhor do que ensaiar em casa. Simule a apresentação, usando os slides e procurando se adequar ao tempo disponível.

Para ter mais segurança na hora de falar, ensaie em casa. (Foto: Divulgação)

Veja também: Palestras gratuitas do Sebrae sobre negócios

Agora que você já sabe como montar palestras, dê voz aos seus conhecimentos e cative muitas pessoas com a sua boa desenvoltura no palco.

Top