Queijo Minas Frescal Calorias

O queijo minas frescal é o típico queijo brasileiro, preparado com ingredientes de qualidade e dotado de um sabor irresistível. O alimento já se tornou característico na culinária do estado de Minas Gerais, sendo assim um componente para muitas receitas saborosas.

A fabricação do queijo minas teve início no Brasil ainda do período da colonização, os portugueses apresentam a técnica e aqui ela se desenvolveu. Os queijos começaram a ser fabricados artesanalmente, a partir da combinação de ingredientes que resultavam num sabor maravilhoso. Em Minas Gerais, a cultura da fabricação do queijo fresco chegou durante o século XVIII com os exploradores de ouro.

A receita do queijo passou por mudanças ao longo das décadas, acrescentando ingredientes que contribuíam tanto com o sabor como com a conservação. O tipo “minas frescal” é diferente dos outros porque apresenta alto teor de umidade e massa branca. O preparo desse queijo é ainda caracterizado pela coagulação do leite com ácido láctico.

Para fazer queijo minas frescal, são necessários os seguintes ingredientes: leite pasteurizado, cloreto de cálcio, termômetro para laticínios e formas para queijo. Existe uma técnica para o preparo, onde é necessário ficar atento as medidas dos ingredientes e seguir as dosagens estipulada pela receita. A salga do queijo é uma das ultimas etapas desse processo de fabricação.

São poucas as pessoas que fazem o queijo minas de forma caseira, isso é mais comum nas áreas rurais que já moldaram uma tradição sobre essa prática. Em tempos modernos, é comum adquirir esse tipo de queijo nos supermercados por preços bem acessíveis ao orçamento.

O queijo mineiro tem características básicas, como consistência mole, massa crua e semi-gorda. O leite é o ingrediente base para a fabricação do alimento, por isso ele deve estar de acordo com os padrões de qualidade vigente. As propriedades do queijo minas frescal são bem variadas, entre as quais se destacam o cálcio, as proteínas, o zinco, o potássio e as vitaminas (A, B2, B9, B12 e D). Devido ao fato de ter uma coloração bem branquinha, é baixo o percentual de gorduras danosas à saúde.

Os lipídios que estão presentes no queijo minas são responsáveis pela cremosidade, além de contribuírem de forma significativa com o valor calórico do produto. As calorias do queijo minas variam de acordo com a quantidade ingerida, ou seja, uma fatia de 25 gramas tem em média 61 calorias. Esses números mostram que o alimento é uma ótima opção para se fazer uma dieta.

O valor calórico queijo minas ainda pode variar na sua versão light, possuindo assim uma quantidade menor de gorduras. O leite desnatado é o principal ingrediente desse produto, seu uso é capaz de retirar em torno de 100 a 120 quilocalorias por 100 gramas de queijo.

Reply