Homens com pouca testosterona têm mais riscos de diabetes

A cor dos olhos, formato do rosto, tipo de cabelo e tom de pele, estão relacionados diretamente com a genética. Algumas doenças também são…

A baixa do testosterona em homens está relacionada a diabetes (Foto: Divulgação)

A cor dos olhos, formato do rosto, tipo de cabelo e tom de pele, estão relacionados diretamente com a genética. Algumas doenças também são fruto da combinação entre os genes paternos com os maternos, assim como as características genéticas de outras pessoas que pertencem a árvore genealógica de cada um. Esse é o caso (algumas vezes) de quem possui baixos níveis de testosterona.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Edimburgo, os homens que tem pouca testosterona possuem maior risco de sofrer de diabetes. Os cientistas participantes dessa pesquisa chegaram a essa conclusão quando perceberam que níveis baixos de testosterona estão ligados diretamente a resistência à insulina (que é o principal sintoma  de diabetes). A insulina é um hormônio que controla os níveis do açúcar no sangue.

Outro problema da testosterona alterada para os homens é o risco alto de obesidade, o que também interfere na obtenção do diabetes. O hormônio (testosterona) masculino

É encontrado em todo o corpo e trabalha com ação direta sobre as células de gordura por meio de moléculas conhecidas como receptores de andrógenos, que permitem que a testosterona ative genes ligados à obesidade e ao diabetes.

A pesquisa explica o motivo que leva os homens mais velhos a terem diabetes (Foto: Divulgação)

Os estudiosos da Universidade de Edimburgo fizeram testes em camundongos onde a função da testosterona no tecido adiposo foi alterada. Dessa forma, os roedores passaram a ter maior probabilidade de ter resistência à insulina, mesmo tendo um peso elevado, comparados aos camundongos com níveis de testosterona normais.

A pesquisa também ajuda a entender o motivo que levam os homens mais velhos a terem um risco maior de desenvolverem diabetes, já que seus níveis de testosterona caem à medida que acabam envelhecendo, como consequência natural do ciclo vital. “Nós sabemos que homens com baixos níveis de testosterona estão mais propensos a se tornarem obesos e de desenvolver diabetes. Esse estudo mostra que baixos níveis de testosterona são um fator de risco para diabetes não importando quanto uma pessoa pesa”, explica o texto da pesquisa.

Leia Também:  Receitas para Anemia Ferropriva

Top