Quando o parto normal é vantajoso?

Quando chega a hora de ser mãe, muitas mulheres possuem dúvidas sobre qual tipo de parto é ideal para seu filho. Em nosso país,…

Quando chega a hora de ser mãe, muitas mulheres possuem dúvidas sobre qual tipo de parto é ideal para seu filho. Em nosso país, o parto tornou-se sinônimo de cirurgia. Isso porque a grande maioria das mulheres opta pela realização da cesariana. Essa é a maneira escolhida para fugir da dor do trabalho de parto, que tanto assusta as mulheres. Porém, o Ministério da Saúde defende e recomenda a realização do parto normal, devido aos diversos benefícios. Saiba quando o parto normal é vantajoso.

O parto normal traz grandes vantagens à vida da mulher. (Foto: divulgação)

Quando chega a hora

Quando chega a hora de ser mãe, a primeira e principal decisão a ser tomada é em relação ao tipo de parto que a gestante irá se submeter. Em nosso país, o parto cesariano tornou-se popular, devido a menor dor durante o procedimento. Porém, o Ministério da Saúde recomenda a realização do parto normal. Apesar de muitas mulheres o associarem a dor, existe muitas vantagens relacionadas ao parto normal e que trazem grandes vantagens ao vínculo entre a mãe e o bebê.

O parto normal e a futura mamãe

Muitos especialistas defendem a realização do parto normal por afirmarem ser uma forma da mulher ser a protagonista do próprio parto. Assim, mais do que um momento mágico, eles defendem que o parto normal é um processo natural do organismo da mulher, possuindo menor risco de infecção e hemorragias. Além disso, é um ótimo momento de fortalecer o vínculo maternal com o bebê.

O parto normal é vantajoso por ser um processo fisiológico do corpo da mulher. (Foto divulgação)

Parto normal – a vantagem do bebê estar preparado

O parto normal, na maioria da vezes, ocorre quando o bebê já está preparado para nascer. Ou seja, ele já possui maturidade adequada para viver fora da barriga da mãe, o que evita qualquer intervenção médica.

Continuar Lendo  Decoração de festa infantil ao ar livre: dicas, ideias

Amenizando a dor do parto normal

Apesar do Ministério da Saúde defender a realização do parto normal, muitas mulheres ainda possuem medo em relação a sua prática. Isso se deve, especialmente, a existência da dor. O que muitas mulheres não sabem é que existem diversos métodos não farmacológicos para o alívio da dor, como por exemplo, o banho terapêutico e a massagem.

Outras vantagens do parto normal

Em torno de 98% dos casos a recuperação da mulher que foi submetida ao parto normal é rápida e não impede a realização das atividades diárias. Como o corpo da mulher se prepara para a gestação, o canal vaginal também o faz para o momento do parto. Ao fim do processo, o organimso retorna a sua elasticidade normal, de forma fisiológica.

A escolha pelo tipo de parto deve acontecer junto com o obstetra. (Foto: divulgação)

O parto normal traz grandes benefícios à vida da mulher por ser um processo fisiológico. Além disso, durante o parto, o vínculo entre a mãe e o bebê tem início, se fortalecendo a cada dia. Quando a mulher for escolher o tipo de parto, é muito importante que avalie as vantagens do parto normal, comparando-o com o tipo cesariana. Vale ressaltar que essa escolha deve ser realizada em associação com o médico obstetra, de modo a evitar qualquer consequência para a saúde da gestante.

Top