Qual a idade mínima para começar a contribuir com o INSS

Felipo Bellini 31/08/2021 Economia

Existem jovens adolescentes que ingressam cedo no mercado de trabalho, alguns mais informados se questionam qual é a idade mínima para o início da contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social.

É válido lembrar que só os contribuintes conseguem atingir uma aposentadoria mais tranquila e já que começaram mais cedo, os adolescentes partindo de seu início terão mais tempo para começar com as contribuições caso opte por focar no mercado de jovem aprendiz enquanto pode.

Entretanto, caso opte por não pagar o INSS mensalmente enquanto trabalha, a pessoa só terá benefícios do governo após os 65 anos de idade com a entrega do Benefício de Prestação Continuada e caso também seja de baixa renda. 

As pessoas que não se enquadram nas condições de baixa renda podem fazer contribuições para o INSS para receber os benefícios?

Toda e qualquer pessoa que quiser contribuir e participar dos planos de benefício, podem sim fazer as contribuições seja como segurado optativo, que são os desempregados, estudantes e donas de casa, ou então começar os pagamentos de contribuinte como segurado obrigatório que são os trabalhadores com renda.

Qual a idade mínima para começar a contribuir com o INSS

Fonte/Reprodução: Meu INSS

A idade mínima para começar as contribuições é de 16 anos, mas é possível ingressar no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz quando chegar aos 14 anos de idade. É válido apontar que não existe uma idade máxima para iniciar as contribuições, pode ser iniciado a qualquer momento da sua vida.

É algo positivo contribuir com o INSS mesmo quem já passou dos 40 e nunca contribuiu?

A maior parte do público contribuinte pensa apenas nos benefícios por idade e tempo de contribuição, mas esquecem dos benefícios de risco. Ou seja, é válido iniciar os pagamentos mesmo tarde, pois após um ano de pagamento, caso ocorra alguma lesão ou doença na maioridade, o contribuinte já terá os benefícios disponíveis para receber.

Este poderá ser usado para a compra dos medicamentos e de algo que precise no decorrer do tempo.

Investir nos pagamentos das taxas do INSS realmente vale a pena?

É um investimento a longo prazo, claro, então caso o contribuinte pague no mínimo 5% de seu salário mínimo, após 12 meses poderá receber mais do que investiu nesse tempo em apenas um mês. Apesar de que é válido atentar que o programa não garante aposentadoria vitalícia.

Outros artigos

Ar Condicionado Ponto Frio

08/12/2010

Ar Condicionado Ponto Frio

O verão está praticamente aí, e como essa época do ano é muito quente muitas pessoas procuram comprar um bom ar condicionado para dar uma amenizada na temperatura....