Qual a diferença entre mechas e luzes

Qual a diferença entre mechas e luzes

Mechas, luzes, reflexos, balaiagem, ombré…são tantas técnicas de clareamento dos fios, que as mulheres chegam a ficar confusas. Em alguns casos, pode até não…

Por Editorial MDT em 03/09/2013

Mechas, luzes, reflexos, balaiagem, ombré…são tantas técnicas de clareamento dos fios, que as mulheres chegam a ficar confusas. Em alguns casos, pode até não haver clareamento, mas todos os procedimentos visam modificar a cor dos cabelos, de forma  pontual, iluminando-os. No caso de mechas e luzes, a confusão é mais comum. Porém, as diferenças são bastante sutis. Saiba qual a diferença entre mechas e luzes.

Mechas, em geral, descolorem do meio à ponta do fio (Foto: Divulgação)

O que são mechas?

As mechas são feitas para iluminar e harmonizar o tom dos cabelos. Seu poder de iluminação é grande, já que uma porção maior de fios tem sua cor modificada. A espessura das mechas pode variar, de 1,5cm a 2 (ou um pouquinho mais). Por isso, elas ficam bem marcadas (sendo úteis, também, a quem deseja que o corte apareça mais).

Em geral, usam-se descolorantes para fazer mechas. Entretanto, nada impede que elas sejam feitas com tinturas comuns. Neste caso, cabelos que já tenham recebido coloração não podem ser submetidos, sendo necessário usar, antes, um descolorante.

A cor deve ser minuciosamente escolhida (Foto: Divulgação)

Os tipos de mechas podem variar. Talvez seja neste ponto em que muitas mulheres se sentem confusas. Os principais são:

Ombré hair: neste procedimento, as mechas são feitas em uma área maior dos cabelos, começando do meio deles e indo até as pontas. A intenção é criar um degradê delicado, preservando a cor natural dos fios, na raiz e na base;

Californianas: a descoloração é feita apenas em mechas nas pontas dos fios;

Mechas 3D: usam-se 2 ou 3 cores diferentes (cada um em uma mecha e todos eles se intercalando).

O que são luzes

As luzes, diferentemente das mechas, podem ser feitas desde a raiz dos cabelos. No entanto, este procedimento visa iluminar os fios, de forma bastante sutil. Elas podem ser feitas em toda a cabeça. Porém, o profissional irá trabalhar com mechas finíssimas de cabelo. Nas luzes, o que pode variar é a cor escolhida. A técnica é muito útil, por exemplo, a quem deseja esconder os cabelos brancos.

Luzes iluminam, de forma mais sutil (Foto: Divulgação)

Em qualquer dos casos, é sempre indicado que a pessoa procure um profissional, fazendo mechas ou luzes no salão de beleza. Qualquer procedimento que modifique a estrutura dos fios deve ser realizado por quem entende do assunto; caso contrário, os cabelos poderão ficar altamente danificados.

A procura por um profissional também é importante para que haja uma orientação, em relação às cores escolhidas, que devem dialogar com os olhos, a pele e os próprios cabelos.

Top