terça-feira, 31 de janeiro de 2023 - 31/01/2023 16:30:13
MundodasTribos

O Instituto Nacional de Seguro Social garante aos seus beneficiários aposentados, além do pagamento da sua aposentadoria, alguns benefícios que talvez sejam desconhecidos pelo público, benefícios estes que contribuem em suma para garantir uma aposentadoria amena.

O que este artigo aborda:

Quais direitos os aposentados pelo INSS possuem?

Veja quais direitos os aposentados pelo INSS possuem

Fonte/Reprodução: gov.br

Os aposentados do INSS têm direitos que talvez não tenham o conhecimento prévio sobre eles. Confira logo abaixo quais são:

Poderá sacar o FGTS

Após se aposentar, será possível ao trabalhador sacar o seu fundo de garantia. Caso continue operando no mesmo departamento, o beneficiário pode sacar nos meses seguintes, seus depósitos.

Caso haja alguma mudança em sua empresa, os saques voltarão a ser recebidos como saque de conta fundiária.

Pensão acumulada por morte com aposentadoria

Esse benefício garante ao dependente do falecido contribuinte, pagamentos para auxiliar de modo financeiro, a família, no decorrer de seus momentos de luto. O pagamento deste benefício é executado após a comprovação da necessidade desse dinheiro.

Prosseguimento do seu plano de saúde

Caso o beneficiário tivesse direito a um plano de saúde fornecido pela empresa durante o seu período de empregado, mesmo se aposentando, ainda poderá utilizar deste plano de saúde, se este, arcar com os pagamentos que eram feitos pelo seu superior.

Imóvel quitado caso ocorra invalidação 

Em casos de aposentadoria por incapacidade do trabalhador, será garantido para o beneficiário, a quitação do imóvel adquirido, entretanto, isso só poderá acontecer se o aposentado tiver um imóvel que esteja financiado.

É importante para o beneficiário, analisar o contrato após o financiamento, pois existem casos em que este benefício seja adquirido bem antes, devido à incapacidade.

Gratuidade para utilizar o transporte público e interestadual

Esse benefício pode ser atribuído para os meios de transportes públicos, como metrô, ônibus e trem. Na maioria dos casos o beneficiário só pode garantir a gratuidade, aos 65 anos de idade ou mais, mas em alguns municípios, isto pode ser feito mais antecipadamente.

Em casos de viagens interestaduais, poderão ser reservados dois locais nos veículos de transporte. Ao comprar os bilhetes, terá de apresentar a identidade ou algum outro documento com foto e seu comprovante de renda, caso atenda ao requisito de ter uma renda menor ou igual a dois salários.

Restituição prioritária do IR

Todos os aposentados que tiverem 60 anos ou mais, poderão receber com prioridade a restituição de seu Imposto de Renda.

Como o aposentado pode garantir estes direitos?

Todos os direitos já estão garantidos por lei, ao ter o acesso aos meios de interação com o Instituto você poderá garantir eles para si. Caso não consiga ter acesso, terá de solicitar o órgão de justiça.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Vagas em Engenharia Vale 2011

Vagas em Engenharia Vale 2011

Anita Calçados – www.anitaonline.com.br

Anita Calçados – www.anitaonline.com.br

Lojas em Liquidação SP – Queima de Estoque

Lojas em Liquidação SP – Queima de Estoque

USC Bauru Cursos Oferecidos

USC Bauru Cursos Oferecidos

Franquias com unidades móveis

Franquias com unidades móveis

Curso Superior Gratuito em São José do Rio Preto SP – Fatec 2017

Curso Superior Gratuito em São José do Rio Preto SP – Fatec 2017