22/12 – Início do Verão

PUBLICIDADE

Neste ano, o verão se inicia no dia 22 de dezembro, às 3h30, e dura até as 2h14 do dia 20 de março, data em que o outono começa. A definição do começo das estações é apresentada pelo dimensão do dia e da noite, que muda conforme a latitude, a época e a inclinação do eixo de rotação da Terra. É o que diz a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

Do início da primavera até o começo do verão, o Sol aparece cada dia mais cedo e se coloca cada dia mais tarde, até que a começo do verão é caracterizado pelo maior dia e a menor noite. Daí até a chegada do outono, os dias se tornam cada vez menores e as noites cada vez maiores, até que no dia do começo do outono a dimensão da noite é equivalente a dimensão do dia.

As noites, então, vão crescendo, até o início do inverno. A partir daí, as noites decrescem até o começo da primavera, quando outra vez o dia e a noite possuem a mesma dimensão. A chegada do verão e do inverno são caracterizados pelo “solstício” dimensão divergente do dia e da noite, enquanto a primavera e o outono, pelo “equinócio” dimensão equivalente entre o dia e a noite.

PUBLICIDADE

É essa transformação na dimensão dos dias e das noites que explica a fundação do “horário de verão”. A especialista explica que nas localidade próximas à linha do Equador, onde essa decorrência é muito pequena ou inexistente, não faz sentido implantar o horário individualizado.

O horário oficial do começo das estações também se altera a cada ano. Segundo a especialista, essa diferença se deve ao período de translação da Terra (365 dias, 5 dias, 48 minutos e 46,08 segundos). A cada quatro anos, acontece o ano bissexto, com 366 dias para equilibrar essa discrepância. “Assim, se olharmos o início do verão dos anos anteriores, vamos ver que o horário de quatro anos atrás é mais próximo do horário deste ano”, explica Josina.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.