segunda-feira, 3 de outubro de 2022 - 03/10/2022 09:02:48
MundodasTribos

Nos últimos anos, houve um aumento significativo nos investimentos destinados a democratização do ensino profissionalizante no país. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Profissionalizante Técnico e Emprego), por exemplo, criado em 2011 pelo governo federal, é reflexo desta nova realidade. O programa surgiu com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O Pronatec foi criado com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. (Foto: Divulgação).

A iniciativa também visa melhorias na qualidade do ensino médio, bem como construção, reforma e ampliação de escolas que ofereçam formação profissionalizante, contemplando também o aumento da quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação tecnológica, e o aumento das oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada.

Informações sobre cursos gratuitos no Pronatec RS 2013.

Para isso, o Pronatec desenvolve um conjunto de iniciativas que incluem atividades como o Programa Brasil Profissionalizado, Expansão da Rede Federal, Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem, Fies Técnico e Empresa, Bolsa Formação e Rede e-TecBrasil, onde são oferecidos gratuitamente cursos na modalidade à distância.

O que este artigo aborda:

Cursos gratuitos do Pronatec Fortaleza

O Pronatec em Fortaleza oferece cursos para diversas áreas do mercado de trabalho. (Foto: Divulgação).

Presente em todo o país, o programa oferece cursos em parceria com os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os centros de Educação Tecnológica e as entidades do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai, Senac e Senat).

Os cursos gratuitos do Pronatec em Fortaleza, por exemplo, são voltados para vários setores do mercado de trabalho. Entre os mais procurados, estão os cursos de montagem e manutenção de computadores, instalador de rede de TV a cabo e via satélite, monitor de recreação, torneiro mecânico, assistente de produção, massagista, auxiliar em administração de redes, fotógrafo e operador de computador.

Veja também: Pronatec Senac MG – cursos gratuitos em Araxá 2013.

Quem pode participar

Para participar do programa, o candidato deve se inscrever em sua página na internet. (Foto: Divulgação).

Podem participar dos cursos do Pronatec de Fortaleza candidatos com família inscrita no Cadastro Único, que tenham entre 18 e 59 anos de idade e grau de escolaridade compatível com o curso escolhido.

As inscrições no Pronatec 2013 devem ser feitas no site pronatec.mec.gov.br. Basta informar seu estado e grau de escolaridade e, então, escolher uma das opções disponíveis. Também é necessário preencher um formulário com seus dados pessoais. Aproveite!

O conteúdo "Pronatec Fortaleza 2013: cursos técnicos gratuitos" foi feito por Paulo Lima e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Enviar Curriculum pela Internet

Enviar Curriculum pela Internet

Cursos para atendimento ao público e recepcionista 2015

Cursos para atendimento ao público e recepcionista 2015

Revista Guia do Estudante

Revista Guia do Estudante

PLANSEQ, Cursos Gratuitos de Construção Civil na Bahia

PLANSEQ, Cursos Gratuitos de Construção Civil na Bahia

Curso de Tecnologia da Informação Grátis

Curso de Tecnologia da Informação Grátis

8 cursos gratuitos de TI em São Paulo

8 cursos gratuitos de TI em São Paulo