Como fazer resumo para estudar?

Como fazer resumo para estudar? – Essa é uma dúvida bastante comum entre os vestibulandos e concurseiros. Resumir o conteúdo é a melhor forma…

Por Isabella Moretti em 16/03/2016

Como fazer resumo para estudar? – Essa é uma dúvida bastante comum entre os vestibulandos e concurseiros. Resumir o conteúdo é a melhor forma de estudar, afinal, a escrita ajuda a memorizar os tópicos mais importantes e o material final pode ser usado em futuras revisões. Leia a matéria e aprenda o passo a passo para elaborar os seus resumos.

Como fazer resumo para estudar. (Foto Ilustrativa)

Como fazer resumo para estudar. (Foto Ilustrativa)

O resumo se destaca como um dos melhores métodos de estudo. Ele consiste em uma reescrita do texto estudado, só que elencando apenas os tópicos essenciais do conteúdo.

Para elaborar um bom resumo, o estudante precisa desenvolver a capacidade de identificar as ideias centrais do texto, algo que nem sempre é fácil. Também é preciso aprender a rescrever com as próprias palavras e não apenas copiar trechos da apostila.

Leia mais: Técnicas de estudo para concursos públicos

Como fazer resumo para estudar?

Veja a seguir como fazer resumo para estudar:

Leia o texto com atenção

O primeiro passo para escrever um bom resumo é ler o texto com atenção. Depois, faça uma segunda leitura, a fim de compreender melhor o conteúdo estudado. Se a compreensão continuar difícil, experimente resolver alguns exercícios.

Faça uma leitura atenta do conteúdo. (Foto Ilustrativa)

Faça uma leitura atenta do conteúdo. (Foto Ilustrativa)

Grife as ideias centrais do texto

Depois da etapa inicial de leitura, é preciso identificar as ideias centrais do conteúdo. Use o marca-texto para grifar os pontos mais importantes e os conceitos que foram apresentados.

Dê uma atenção especial à marcação de palavras-chaves. Se você estiver estudando história, por exemplo, grife os fatos históricos, os protagonistas envolvidos e as datas mais importantes. No estudo de matérias de exatas, o essencial é destacar as fórmulas.

Saiba mais: 10 dicas para aumentar a produtividade nos estudos

Organize as ideias no papel

Organize os principais pontos do texto no papel. (Foto Ilustrativa)

Organize os principais pontos do texto no papel. (Foto Ilustrativa)

O grande desafio na hora de resumir um conteúdo é organizar as ideias principais na forma de texto, de modo que elas façam sentido. Para facilitar esse trabalho, faça duas perguntas para si mesmo: o que está sendo dito na seção ou capítulo? Como eu explicaria esse tema para alguém? Caso esteja difícil organizar os parágrafos, faço o resumo de forma esquemática, ou seja, trabalhando apenas com tópicos e definições.

Escreva com suas próprias palavras

Com base no esquema, que reúne as ideias centrais do conteúdo estudado, crie um texto com poucos parágrafos usando as próprias palavras. Lembre-se de que não adianta transcrever trechos do livro, pois isso não contribui com a memorização do conteúdo estudado.

Veja também: Melhores métodos de estudo para o Enem

Agora você já sabe como fazer resumo para estudar. Coloque esse passo-a-passo em prática e melhore a sua preparação para concursos, vestibulares e Enem. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 

Top