Programa Para Mulheres na Ciência L’Oréal 2012

A L’Oréal Brasil em conjunto com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Comissão Nacional da UNESCO (IBECC) promove o Programa “Para Mulheres na Ciência” que tem o objetivo de apoiar a presença das mulheres do Brasil na cena científica do País. São premiadas sete jovens pesquisadoras com Bolsa-auxílio Grant de vinte mil dólares. As inscrições seguem até o dia 13 de maio.

O desenvolvimento sustentável como tema (Foto: divulgação)

Nesta sétima edição, o programa irá priorizar pesquisas que colaborem para o desenvolvimento sustentável, nas áreas econômica, ambiental e social. O tema que relaciona a ciência e a sustentabilidade aponta para a necessidade de se descobrirem formas que possam auxiliar na evolução da produção e do consumo atualmente.

A organização também destaca a importância de se descobrirem novas matérias-primas que possam ampliar o aproveitamento dos recursos da natureza. O tema deste ano também faz referência a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá pela segunda vez no Brasil, no Rio de Janeiro. Na L’Oréal Brasil, 2012 é o ano em que a empresa lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade  com todas as ações e compromissos da companhia com o desenvolvimento sustentável.

O programa existe desde 2006 e já premiou 40 cientistas (Foto: divulgação)

As sete bolsas serão divididas entre as seguintes aéreas Ciências Físicas, Matemáticas e Químicas (com uma bolsa para cada) e Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde (com quatro bolsas). Desde sua criação, o programa já premiou 40 cientistas brasileiras com um montante de R$ 1 milhão em bolsas-auxílio.

A comissão julgadora será constituída por oito pesquisadores indicados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), um representante da UNESCO e um representante da L’Oréal. A presidência ficará a cargo de um integrante da Diretoria da ABC.

Bolsa-auxílio Grant de 20 mil dólares para pesquisa (Foto: divulgação)

Os nomes das laureadas serão divulgados até o dia 9 de agosto de 2012. As Bolsas-auxílio Grant são direcionadas às cientistas que terminaram o Doutorado a partir de 1 de janeiro de 2006 e que estejam dispostas a pesquisar em instituições de ensino. Para participar é necessário estar com o Curriculum Vitae atualizado na Plataforma Lattes. Saiba mais sobre o programa no site (http://loreal.abc.org.br).

Reply